henriquecer3

“Se um barco não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”

Em administração, se diz que não se gerencia o que não se mede. E é verdade. Grande parte das pessoas faz gestão de suas próprias finanças apenas de maneira intuitiva, sem uma planilha, uma agenda.

É intuitivo que gastar menos e poupar mais te dará mais tranquilidade no futuro mas será que você realmente precisaria estar poupando tanto quanto está? E se estivesse investindo melhor o seu dinheiro, talvez você precisasse economizar menos…

Se você não tem metas, dificilmente poderá avaliar se está indo bem ou mal porque falta o parâmetro. O Planejamento Financeiro começa com a construção de um Orçamento. Só assim você vai poder planejar o que fazer com o dinheiro e acompanhar o resultado em relação ao que havia sido planejado.

O seu orçamento será sua meta, ele irá lhe mostrar que caminho você deve seguir. E no final, você poderá avaliar se está indo bem ou não e onde deve ajustar.

Nos próximos posts, vou mostrar como eu faço o meu Planejamento Financeiro e quem sabe isso pode ajudá-los a fazer ou aprimorar os seus.

Um grande abraço!

Anúncios