Henriquecer9992

Sou da opinião de que investir mensalmente é melhor do que em datas esporádicas. Há pessoas que não tem o hábito de investir e de repente, quando ganham uma bolada, como uma herança, investem tudo de uma só vez. Outros, reservam apenas o 13º ou o bônus anual para este fim. Três motivos me fazem preferir fazê-lo mensalmente.

1)     Melhor aprendizado

Nenhum livro de finanças pode substituir a prática de mercado. É muito bom que você dê uma atenção ao mercado com alguma frequência. Em relação a investimentos, sou da opinião de que, se meu investimento der certo, eu ganho dinheiro. Se der errado, ganho experiência. Investir tudo de uma só vez, sem muita experiência pode ser arriscado demais. Sugiro, começar aos poucos.

2)     Disciplina

Eu não invisto o que dinheiro que “sobra”. Vamos ser sinceros, dinheiro sobrando apenas um pequeno grupo de pessoas tem e certamente, não faço parte dele. Eu designo um percentual fixo do que ganho para investir. Trato como se fosse um imposto, e a primeira coisa que faço assim que entra o salário é distribuir o que designei dentre os investimentos. Mas é difícil, há sempre um motivo aqui e ali que nos faz pensar “esse mês vai ser difícil…”. É sempre difícil. Mas guardando todo mês, você torna investir num hábito. Depois de um tempo, você num vai nem mais sentir.

3)     Dilui riscos

Investindo todo mês você dilui os riscos de comprar ações na alta ou títulos a juros muito baixos. Normalmente, o mês de dezembro é quando recebemos o 13º mas também é um mês tradicionalmente de alta na Bolsa (não me perguntem o porquê). Se todo ano, usar seu 13º de uma vez para entrar na bolsa, estará sempre comprando na alta. Ao distribuir as compras ao longo do ano, você dilui os riscos.

Entendo que cada caso é um caso. Cada pessoa tem um perfil e uma vida financeira específica e deve se adequar a ela. Mas, acredito que, ao criar uma espécie de “imposto de investimento” com um percentual fixo, você pode até se alegrar mais ao ver a conta gorda com o 13º ou o bônus… afinal, é até maldade ver todo esse dinheiro entrando na sua conta, mas tendo que ir todo direto para a Conta de Investimentos.

A todos, um grande abraço!

Anúncios