Henriquecer993

Já virou clichê e entendo que dependendo do seu momento de vida ou perfil, isso pode não ser verdade. Mas na maioria esmagadora dos casos, o é. Conhecimento é muito bom, mas para isso, não necessariamente você precisa gastar uma fortuna ou todo o seu tempo disponível para se matricular num curso de pós graduação ou mestrado. Estamos quase em 2014, e sinceramente, há muitas informações disponíveis. Basta ter disciplina e interesse. Estudar a distância pela internet é mais barato, rápido e pode ser bem mais eficaz.

Se estiver pensando em fazer um curso de pós graduação apenas com foco no diploma, então esqueça. Mas se a ideia for agregar conhecimento, há excelentes cursos online.

O site https://www.coursera.org/ disponibiliza uma série de cursos online gratuitos das melhores universidades do mundo. Há cursos de Harvard, Yale, Wharton, Sorbonne… entre outros. Caso não fale inglês ou qualquer outra língua estrangeira, há também inteiramente grátis o site do Veduca – http://www.veduca.com.br/ – com várias aulas dessas universidades internacionais legendadas, além de universidades brasileiras de ponta como a USP e a UNB.

Você pode assistir a mesma aula que um aluno do MIT assiste, assistir aulas de prêmios Nobels etc. Tudo isso no seu tempo, e se não entender, pode voltar o vídeo e assistir de novo. Uma boa ideia pode ser usar o seu smartphone ou tablet e aproveitar o trânsito de volta para casa – para quem não vai ao trabalho dirigindo.

Diploma de Harvard

Henriquecer994

Harvard, muitas vezes eleita a melhor Universidade do mundo, oferece cursos onlines também. Pagos (em média de $2 mil), mas bem mais barato do que muitos cursos nacionais de pós graduação. Neste link você pode escolher seu curso e enviar sua documentação para lá (tem que ter o TOEFL) e aqui do Brasil estudar com alguns dos melhores professores do mundo.

Há também livros muitos bons com muito mais conteúdo do que muitos desses cursos de curta duração.

Sei que nem todos se adaptam a uma metodologia mais ativa. É um pouco de perfil, mas também de força de vontade. Nós fomos criados num mundo em que praticamente todo o conhecimento vinha de forma passiva, com um professor lá na frente nos dizendo como deveríamos pensar e se estávamos certos ou errados. Mas o mundo está mudando. Mesmo muitos cursos presenciais já são híbridos hoje. A internet nos colocou ao alcance de uma infinidade de informações e opiniões… Há cursos online, jornais online, blogs, twitter.

Hoje depende mais de nós mesmos. Os mais tradicionais pagam caro por isso… e pra quem não tem nem o interesse em aprender, sai mais caro ainda…

Grande abraço!

Publicidade