O porquê de gastar parece mais conhecido…. É bom consumir, ter coisas que a gente deseja, adquirir status e qualidade de vida… mas por que poupar dinheiro?

Ao meu ver, a gente poupa por 4 motivos diferentes:

1)      Para um projeto específico no curto prazo como fazer uma viagem, trocar de carro ou comprar o iPhone 6S, quando ele for lançado.

2)      Ter uma reserva de Segurança para qualquer eventualidade como despesas inesperadas ou para sobreviver à perda do emprego até que encontre outro.

3)      Garantir uma aposentadoria digna ao menos mantendo o padrão de vida depois que parar de trabalhar.

4)      Enriquecer. Acumular riqueza capaz de gerar mais riqueza de forma a melhorar o padrão de vida no futuro dependendo não apenas da sua promoção no trabalho.

O item 1, chamo de Provisões porque tem o objetivo de ser usado no curto prazo. Os demais itens, chamo de Investimento.

Quando pensarmos em fazer um Planejamento Financeiro, é importante segregar estes 4 itens. Você junta dinheiro exatamente para que? Faça-se essa pergunta. É importante saber na ponta da língua isso por 2 motivos:

1)      Para se proteger de você mesmo. Muita gente que guarda dinheiro mas não segrega, acaba usando um dinheiro que seria para sua aposentadoria numa viagem, por exemplo. É uma auto-armadilha.

2)      Porque dependendo do motivo pelo qual você pretende guardar dinheiro, os produtos financeiros mais adequados variam. Investir em ações pode ser uma furada se você depender do Ibovespa para fazer a sua viagem de férias esse ano mas pode ser um bom investimento para daqui a 10 anos. A liquidez da Poupança, por sua vez, pode ser importante no curto prazo, mas servir pouco se você pretender usar o investimento só quando for se aposentar.

Até existem investimentos melhores ou piores, mas na maioria dos casos, depende dos seus planos para aqueles recursos. Vale um momento de reflexão com si próprio para avaliar quais são seus planos e seus objetivos. Botar tudo no mesmo saco é ineficiente e não poupar, muito arriscado.

Bom, acho que o recado de hoje era esse.

A todos, um grande abraço!!

Anúncios