Henriquecer999999994

 

Uma vez ouvi que a melhor resposta que um economista pode dar é “depende”. Na maior parte dos casos isso é verdade, como nesse caso.

Na realidade, a melhor resposta poderia até ser “sim, vale a pena antecipar o recebimento do 13º salário”. A lógica é simples. Dinheiro hoje, em geral, é melhor que dinheiro amanhã. É por isso que existe o juros como um preço que nos faz querer receber amanhã ao invés de hoje. Se não houvesse juros, não faria muito sentido adiarmos nosso consumo. Aceitamos consumir amanhã ao invés de hoje, porque graças aos juros, as opções são consumir menos hoje ou consumir mais amanhã. Por isso é racional investir.

De forma mais específica, imagine o quão bom seria se você tivesse um aumento de 10% no seu salário. Sensacional né? Infelizmente, essa decisão sobre nosso salário mensal não está em nossas mãos. Mas sobre metade do 13º pode estar.

Em geral, as empresas antecipam metade do 13º salário nas férias caso o funcionário queira. Na lógica do Custo de Oportunidade, o melhor a fazer é antecipar porque existe a opção de você aplicar esse valor e receber juros por ele. Isso é equivalente a você ‘se dar’ um aumento em metade do seu 13º. Com a Selic atual a 10,75% ao ano, você tem a possibilidade de turbinar este dinheiro a aproximadamente esta (boa) taxa.

Neste sentido, não pedir a antecipação do 13º significa abrir mão dessa renda extra. E mais, lembre que o dinheiro perde valor ao longo do tempo graças à inflação. Receber antes é melhor que receber depois.

Além disso, se você estiver endividado, o melhor a fazer é antecipar metade do seu 13º e quitar suas dívidas (ou parte delas) reduzindo os juros a pagar.

Ainda assim, comecei o texto respondendo a pergunta com um “depende”. É claro que a antecipação do 13º é vantajosa para quem tem um bom controle financeiro. A pessoa controlada tem sempre a opção de investir e receber juros pelo capital investido. Mas há pessoas que são mais descontroladas e que dinheiro na mão voa… se este for o seu caso, pode ser que antecipar o 13º não lhe seja vantajoso já que você pode acabar gastando um dinheiro que lhe fará falta em dezembro e no inicio do próximo ano quando há muitas despesas como presentes de natal, IPVA, IPTU etc.

Novamente, reforço o valor do autoconhecimento. O melhor mesmo é desenvolver seu controle financeiro com disciplina. Pode ser difícil no inicio, mas os ganhos são permanentes.

Abraços e até a próxima!

Anúncios