Henriquecer999998

Comprar a vista ou parcelar? Quando vale a pena cada um? De modo geral, muitos planejadores recomendam pagar sempre a vista para obter um suposto desconto nas compras a vista. Digo “suposto” porque, eu raramente me deparo com esses caso de compras com desconto a vista. As vezes tem, é verdade. Mas eles recomendam como se fosse o padrão.

Enfim, no artigo que escrevi sobre as vantagens de usar o cartão de crédito, disse que eu parcelava todas as compras que podia, contanto que fosse sem juros. Não comentei ali que, caso haja um desconto realmente na compra a vista, posso preferir a compra a vista – geralmente compensa, mas nem sempre. Então, qual o valor do desconto que compensa pagar a vista? E quando compensa parcelar?

Esse é um bom exercício para o inicio do ano quando existe a opção de parcelar o IPTU e o IPVA. Compensa? Vejamos.

Nesta planilha em Excel (disponível aqui – basta logar com sua conta Google em Sign in no canto superior direito e depois clicar na setinha para baixo no canto superior esquerdo da tela), você pode simular quando vale e quando não vale parcelar.

Também há casos em que pode valer a pena parcelar as compras com juros. Em geral, hoje diria que valeria a pena caso os juros sejam inferiores a 0,5% a.m. São casos raríssimos. Eu, particularmente, nunca vi. Ou parcela-se sem juros ou os juros são bem maiores que isso.

Outra questão importante a se mencionar é que todos essas análises que estou fazendo se referem aos casos em que você, de fato, tem o dinheiro para pagar a vista, se quiser. Não estou considerando uma pessoa que está devendo ao cheque especial ou ao cartão de crédito, por exemplo. Neste caso, comprar a prazo, em geral, é melhor que pagar a vista. Mas o melhor mesmo é não comprar nada e focar em pagar o quanto antes sua dívida.

Mail Box

A todos um grande abraço!!

Anúncios