Henriquecer9999999999993

É impressionante! Depois de tanto tempo, ainda me impressiono com a quantidade de gente que não tem nenhum planejamento financeiro. Nem papel, nem excel… nada além do extrato do banco. Gente que não sabe exatamente o valor do salário líquido e nem do bruto.

“Como estas pessoas sabem o quanto podem gastar, se podem viajar, comprar algo, trocar de carro?” eu penso.

Daí lembro que um dia eu tbm já fui assim. Achava que tinha o controle mental das minhas contas, que guardava os valores na minha cabeça. Achava isso pq sempre fui bom de matemática e não era um consumista compulsivo. Ledo engano.

Quando pela primeira vez, há 7 anos, fiz um Orçamento no excel foi que eu realizei o quanto R$10 fazem falta pra bater as contas no fim do mês. Foram 7 anos mas sendo honesto, parece uma infinidade de tempo. É pq já está tão enraizado que estranho como pode tanta gente viver sem qualquer controle.

As pessoas que não se planejam financeiramente estão mais vulneráveis. E se surge uma emergência, se perdem o emprego, se uma crise assola o país, o que acontece? Dá pra aguentar o tranco? O que mais assusta não é a resposta: não aguentaria o tranco. A pior é: eu não sei. Como não sabe? Como dorme tranquilo todos os dias sem saber ao certo se será capaz de pagar o carro novo que acabou de comprar? Sem saber quanto tempo poderia sobreviver se fosse demitido?

É mais fácil não saber. É bem mais fácil não querer saber de absolutamente nada. Manter uma atitude passiva em relação a vida e não se esforçar, nem se mexer para nada além do que nos é obrigado a aprendermos. Aliás, todos odiamos as obrigações, mas se elas não existirem, odiaremos a inexistência delas também.

É bem verdade que educação financeira poderia ser matéria de ensino básico. Mas não é. E isso não nos exime de nada. Qualquer um com um pouco de boa vontade pode comprar um livro sobre finanças pessoas, acompanhar na internet blogs como este, assistir a aulas online gratuitas… mas não. Não somos obrigados, então pra que fazer?

Como crianças mimadas que esperneiam quando querem algo… assim seguem os descontrolados. “Eu quero e pronto”.

Mas e se as coisas derem errado? Ahhhh… aí a culpa não será delas. Nunca é. Tem uma lista enorme de culpados que começa sempre pelo governo e os políticos. Se for demitido, a culpa é da empresa, do chefe. Se não, pode ser do ex marido, dos pais, dos banqueiros… a culpa nunca é dela. Nunca!

Pessoas passivas não tem culpa de nada. Porque é preciso ser responsável por algo para se ter culpa e eles (passivos) não seriam nem loucos de achar que são eles os responsáveis pela própria vida. Imagina…

Por fim, queria terminar com o excelente quote do Will Emerson, banqueiro do filme Margin Call (que aliás recomendo) ao responder o comentário de seu amigo também banqueiro “pobres pessoas normais que mal sabem o que está por vir” logo antes do Crise Financeira  de 2008(*):

Se você realmente quer fazer isso com a sua vida (trabalhar no mercado financeiro) você tem que acreditar que você é necessário. E você é. As pessoas querem viver em seus carrões e em suas grandes casas de merda que eles não podem sequer pagar? Aí você é necessário. A única razão pela qual todos eles continuam a viver como reis é porque temos os nossos dedos no saldo a seu favor. Eu erro uma tecla e todo o mundo fica realmente muito justo rapidamente e ninguém realmente quer isso. Eles dizem que querem, mas não querem. Eles querem o que temos a lhes dar, mas eles também querem se fazer de inocentes e fingir que eles não têm ideia da onde veio aquilo tudo. Isso é mais hipocrisia do que eu estou disposto a engolir. Fodam-se eles. Fodam-se as pessoas normais.

Sem mais.

Tradução livre do original: If you really want to do this with your life you have to believe that you’re necessary. And you are. People want to live like this in their cars and their big fucking houses that they can’t even pay for? Then you’re necessary. The only reason they all get to continue living like kings is because we’ve got our fingers on the scales in their favor. I take my hand off and the whole world gets really fucking fair really fucking quickly and nobody actually wants that. They say they do but they don’t. They want what we have to give them, but they also want to play innocent and pretend they have no idea where it came from. That’s more hypocrisy than I’m willing to swallow. Fuck them. Fuck normal people.
Anúncios