DemitidoO título desse artigo até poderia ser “o que fazer antes de você ser demitido”. Porque acho que em geral concordamos que uma vez demitido, resta-nos pouco a fazer… tarde demais.

Embora muita gente fique sentida, magoada e pega de surpresa, a verdade é que a demissão faz parte das regras do jogo do emprego.

Assim como o funcionário tem a flexibilidade de pedir demissão a qualquer momento, a empresa também pode dispensá-lo a qualquer momento com um curto aviso prévio ou com nenhum. Achar que está seguro não resolve.

Você pode se dedicar e ser um excelente funcionário, seu chefe te adorar… mas as coisas podem mudar numa velocidade incrível. Um belo dia a empresa pode passar por um problema e ter que cortar pessoal, ou ser vendida, ou até mesmo o seu chefe sair…

E então, o que fazer? Ao meu ver, a demissão traz algumas situações bem complicadas. Ela abala sua auto estima, interrompe sua fonte de renda financeira e te deixa numa situação complicada na hora de procurar um novo emprego (como ter que justificar o fato de ter sido demitido).

Portanto, o melhor é ter sempre um plano B e se preparar para ele durante a época das vacas gordas – ou vacas cheinhas porque a gente nunca acha que as nossas vacas estão gordas o suficiente até que elas morram de inanição e a gente lembre dos bons tempos que passaram sem q percebessemos.

Além de ter uma reserva de segurança – como sempre digo aqui – é importante termos um plano do que fazer no caso de um imprevisto como uma demissão. Se tivermos preparados, podemos usar essa demissão a nosso favor.

Este pode ser o momento certo de estudar fora, seja para aprender um língua estrangeira como o inglês e o espanhol, por exemplo, ou para fazer uma pós graduação na sua área para se reciclar. Pode ser também o momento de tirar do papel aquela sua ideia de abrir um negócio, quem sabe?

Há males que vem pra bem, mas para quem está disposto a usá-los ao seu favor… a demissão pode ser o empurrãozinho que faltava para vc realizar seu sonho.

Um tempo morando fora pode trazer sua auto estima de volta e deixar o fato de vc ter sido demitido em segundo plano numa entrevista de emprego pois provavelmente o entrevistador estará mais interessado na sua experiência mais recente e, no caso, seus estudos fora.

Em geral, o problema é grana. Como fazer tudo isso agora que vc foi demitido? Por isso, vc tem que se preparar antes… complemente com o FGTS e a multa, o aviso prévio e as férias e 13º vencidos. Ao invés de trocar o carro ou os móveis da casa, use-os ao seu favor, em algo que te trará de volta ao mercado de trabalho com mais preparo, além da energia renovada!

Estou falando de demissão porque acredito que a maior parte das pessoas é de trabalhadores, mas o mesmo serve para empresários, profissionais autônomos etc… tenha sempre um plano B. As vezes até um plano C. Para isso, estar preparado é fundamental.

Vou estar de férias agora entre os dias 19/11 e 3/12, mas o Henriquecer.com continua firme com seus posts semanais!

Agradeço a todos pelo apoio nesse 1º ano do Henriquecer!

Até a próxima!

Mail Box - 2

Anúncios