aposentadoria

Este é o último de uma série de 4 artigos sobre aposentadoria.

Ao se planejar a aposentadoria, primeiro você precisa conhecer a aposentadoria pública, entender por que ela é mto boa mas insuficiente para lhe dar qualidade de vida na velhice (Entenda as regras do INSS).

O segundo passo é conhecer que produtos financeiros são as melhores opções para criar sua aposentadoria complementar. Os dois melhores produtos no mercado para este fim são: a previdência privada clássica (previdência privada) e as NTN-Bs, também conhecidas como”Tesouro indexado IPCA”, títulos públicos do governo (conheça as NTN-Bs).

Uma vez que você entendeu o quanto poderá contar com a previdência pública e sabe quais são os melhores produtos para complementar a sua renda futura, resta saber o quanto você precisa investir para chegar a uma aposentadoria tranquila.

Clique aqui e baixe neste link um simulador em excel (clique na seta para baixo onde diz “download”), preencha o excel com as informações que se encaixam com o seu perfil e suas projeções para o futuro. O excel, baseado nestas informações, lhe indicará qual o produto mais adequado ao seu perfil e qual montante mensal você deverá investir até se aposentar.

As premissas são conservadoras, baseadas numa aposentadoria por idade para quem contribuiu por 15 anos ao INSS. As células mais amareladas contém fórmulas sugeridas mas que podem ser alteradas, caso seja sua vontade. Preencha todas as demais e simule. É um exercício muito importante e que lhe dará um norte, uma noção de qual montante será necessário juntar por mês para adquirir a renda que deseja ao se aposentar.

Caso tenha problemas para baixar, me envia um email para blog.henriquecer@gmail.com .

Como já disse antes, não sabemos como será o futuro, se as regras do INSS serão as mesmas, não sabemos ao certo quanto precisaremos de dinheiro ao nos aposentarmos, nem se sobreviveremos até lá… mas uma coisa é certa, não o que não vale é usar isso de desculpa para simplesmente não fazer nada… cruzar os braços e esperar a velhice chegar sem se preparar para ela…

A todos um grande abraço!

Mail Box - 2

Anúncios