banco imobiliario

Apertou

A poupança apresentou mais uma vez saída líquida de recursos em abril (os saques foram maiores que os aportes). Os números foram os piores de abril desde que a série histórica começou (em 95). São 3 os principais motivos: i) inflação alta que faz com que sobre menos dinheiro no fim do mês para investir; ii) alta taxa de juros Selic, que faz com que outras aplicações se tornem muito mais interessantes do que a poupança; e iii) no inicio do ano parece que rolou um boato sobre risco de confisco de poupança… eu mesmo recebi mensagens de gente me perguntando sobre este risco.

A fonte secou

Acontece que a Poupança é o principal recurso que os bancos usam para conceder empréstimo imobiliário. Pela lei 65% dos recursos da poupança devem ter este destino.

A metade do copo cheio

Mas a redução do volume de aplicações na poupança, abre oportunidades também. Tem bancos oferecendo LCIs a partir de qualquer valor com remunerações saindo de 98% do CDI, algo em torno de 12,5% ao ano, livre de impostos!

Mais uma para a conta…

Esta semana, o Governo reduziu o teto para financiamento de imóveis com recursos do FGTS para R$400 mil (antes o teto era de R$750 mil). Quem quiser financiar acima disso, vai ter que pagar mais caro pelos juros.

Morde e assopra

Mas para não maltratar tanto o setor, em contrapartida anunciou a liberação de depósitos compulsórios da poupança para que os bancos possam realizar mais financiamentos imobiliários. Além disso, punirá bancos que não emprestarem para este fim (diminuindo a remuneração de seus depósitos). Enfim, uma notícia boa para o setor…

A gripe do Levy

A situação anda tão tensa que nem gripar Levy pode… Um espirro do ministro é capaz de derrubar bolsas e fazer o dólar disparar. Mas realmente a coisa anda um pouco estranha por lá… em jogo, o investment grade brasileiro, coisa séria…

O caos

Para completar a história, o Congresso aprovou uma nova regra para aposentadoria: ao somar a idade do contribuinte com o seu tempo de trabalho, é necessário que este somatório dê 85 anos para mulheres e 95 anos para os homens. Significa que uma mulher que começa a trabalhar aos 20 anos, poderá se aposentar aos 53 anos de idade (53 + 33). Como se as pessoas não tivessem vivendo mais, e nem tendo menos filhos…

Google your life

Falando de coisas boas, este mês o Banco do Brasil anunciou um plano piloto de home office em área administrativas. Quem trabalha neste tipo de área sabe que é perfeitamente possível trabalhar assim e a tecnologia de hoje ajuda muito. A ideia é reduzir os custos da empresa e o desgaste desnecessário provocado por deslocamento. Para desmistificar a queda de produtividade, as metas para quem trabalha em casa serão maiores. E haverá revezamento entre as equipes.

No Rio, a Michelin já trabalha assim. Em algumas áreas, cada funcionário tem direito a um dia de home office por semana.

Parece que as empresas estão enxergando que funcionários precisam de um pouco mais do que só dinheiro.

A todos, um grande abraço!

Mail Box 3

Anúncios