JPL

De novo?

A expectativa mais recente dos economistas aponta para inflação de 9% e retração de 1,5% no PIB em 2015. Até aí, nenhuma novidade… são semanas seguidas de piora nas projeções…

Antes tarde…

… mas a novidade desta vez foi o Banco Central, que revisou suas projeções para o IPCA para 9% e -1,1% para o PIB. Em março, as projeções eram de 7,9% e -0,5% respectivamente. A notícia é boa! Admitir que a coisa tá feia, é o primeiro passo para melhorá-la. Depois de ter dormido por tanto tempo, parece que enfim, o Banco Central acordou. E que não durma mais!

And the Oscar goes to

A melhor notícia de política monetária dos últimos tempos foi a redução do teto da meta de inflação de 6,5% para 6% em 2017. O centro da meta permanecerá em 4,5%. Ainda muito alto, ao meu ver, mas é um bom começo.

“Tá dando o que falar”

Causou polêmica a nova regra de aposentadoria 85/95 proposta pelo Governo. Vou falar mais sobre a regra quando tiver algo mais concreto, já que ainda há mta discussão pela frente e tudo pode mudar a qualquer momento. A regra, se não é perfeita, tbm não é de todo ruim.

Parece a surda do “A praça é nossa”

Engraçado é ver a reação das pessoas em relação à regra (com crase para não chatear Caetano). Muita gente (como de praxe) já se movimentou contra, mesmo sem saber como funciona. Há quem achou que agora as pessoas se aposentariam apenas aos 85 ou 95 anos de idade. E pior, acreditem, teve até gente achando que com a nova regra seria preciso trabalhar por 85 ou 95 anos para se aposentar hehehe. Calma lá galera… imaginação fértil tem essa turma do “eu não duvido nada”.

A irresponsabilidade impera

Apesar da proposta do Governo ser mais responsável e coerente do que a que veio da Câmara, ela ainda periga. O problema é que o Congresso quer vincular as aposentadorias ao reajuste do mínimo. Nada contra os aposentados, mas a verdade é que se isso colar só teremos 2 alternativas: parar com o aumento real do salário mínimo ou quebrar o país… puro populismo.

Levy atã

Confesso que não sou muito fã do ministro Levy. Apenas entendo que ele é, no momento, um mal mais do que necessário, exatamente como a figura do livro de Hobbes. Pelo bem da nossa economia, espero que os membros descontentes do Governo pensem como eu.

Orgulho nacional

Estive na semana passada em uma conferência nos EUA. Queria dividir com vocês o fato de que os brasileiros da 3G Capital são tidos nos EUA como os grandes exemplos na atualidade de empreendedorismo e competência. Eles estão revolucionando a cultura empresarial do país… um motivo de orgulho para o Brasil porque se formos depender do futebol…

Até a próxima!!

Mail Box 3

Anúncios