gerente

Você vai ao seu gerente do banco pedir conselho sobre aplicações financeiras. Ele te oferece uma aplicação que rende 90% do CDI. E aí, o investimento é bom ou ruim?

O CDI é a principal referencia de juros para aplicações no Brasil. A maior parte dos produtos financeiros está de certa forma referenciado a ele: LCIs, LCAs, CDBs, fundos DIs… no final, não entender o que é o CDI, pode ser um dos grandes motivos pelo qual a caderneta de poupança é o produto mais popular no Brasil, mesmo rendendo tão pouco… o que intriga a todos.

CDI signnifica Certificado de Depósito Interbancário. São títulos emitidos pelas instituições fianceiras que lastreiam as operações no mercado interbancário. Essas operações tem como função transferir recursos de uma instituição financeira para outra, ou seja, em português claro: os bancos que tem dinheiro sobrando emprestam a outros bancos que estão precisando de dinheiro.

O CDI funciona exatamente como um CDB, só que no caso do CDB o cliente empresta dinheiro ao banco, enquanto que no CDI, um banco empresta ao outro.

Essas transações são fechadas por meio eletrônico, sem incidência de impostos, e registradas nos computadores das instituições envolvidas e nos terminais do CETIP.

A maioria das operações são negociadas por um dia. A taxa média diária do CDI de um dia é o principal referencial para o custo do dinheiro no Brasil! E é por isso que a maior parte das aplicações financeiras usa o CDI como referência dos seus rendimentos.

As taxas DI costumam ser bem próximas a taxa Selic, que é a taxa que possui lastro em títulos públicos federais.

É importante dizer que o CDI apresenta uma taxa a cada dia útil, o que faz com que as aplicações referenciadas ao CDI tenham rendimento diário (mas apenas em dias úteis). Portanto, meses com poucos dias (como fevereiro) ou com muitos feriados, tendem a ser menos rentáveis.

No Brasil, entender o que é CDI, ao menos um básico, é fundamental para que se possa avaliar a qualidade dos investimentos.

Abaixo segue uma tabela histórica de taxas mensais do DI para servir de referência. Mas o melhor parâmetro para olhar para frente é a meta da taxa Selic, amplamente divulgada pelos meios de comunicação.

CDI

A todos, um grande abraço!

Mail Box 3

Anúncios