EXP HQ

“Não vale a pena trabalhar para ganhar o que estão me oferecendo”. Certamente você já ouviu esta frase algumas vezes na vida… principalmente no inicio de carreira quando os salários são geralmente bem baixos. Mas não só. Pessoas que decidiram não fazer faculdade porque o salário inicial da profissão era baixo. Gente que preferiu não estagiar porque a bolsa era baixa, há quem não topasse outros tipos de emprego pq não pagavam bem… as vezes apenas para ficar em casa.

Nada de errado em buscar qualidade de vida. Afinal, esse é o motivo do Henriquecer, e de tudo isso que buscamos mas para que se possa aproveitar os frutos na sombra da árvore, antes é preciso plantá-la. O trabalho, acreditem, é também um investimento. Ele rende não apenas o salário do mês, mas experiência.

E a experiência, por sua vez, será transformada em mais rendimentos futuros. Experiência é como juros compostos.
Geralmente, o profissional com mais experiência vale mais ao mercado, recebe mais.

Embora isso varie muito. Em relação a retorno sobre o tempo trabalhado, deve-se avaliar o quanto o seu trabalho está agregando em termos de CV e conhecimento. Existem experiências que valem mais (muito mais) que outras. Aliás existem algumas que não servem de absolutamente nada.

Em algumas áreas de algumas empresas, valeria até pagar para trabalhar ou trabalhar de graça por um tempo tamanho o aprendizado e a quantidade de portas que a experiência poderá te abrir. É preciso olhar para o futuro.

Realmente no início de carreira, as vezes é possível que se pague para trabalhar. Mas também pagamos para estudar. Ambos são investimentos em aprendizado.

No início da carreira, em geral, temos mesmo mais a aprender do que a aplicar… e esse aprendizado pode ter um grande valor dependendo de onde esteja.

Por não entender isso, muita gente acaba seguindo por caminhos mais curtos onde se ganha melhor no curto prazo mas cuja experiência é incapaz de agregar tanto valor que se possa colher no futuro.

Olhe para cima, veja quanto em média ganham os profissionais mais experientes em sua área. Faça este exercício. A experiência pode ser considerada uma rentabilidade extra.

E se o retorno sobre a experiência onde você está não te agradar, mudar de rumo pode ser uma saída.

Há muito a se considerar além simplesmente do seu salário no fim do mês. Para quem tem visão, é claro.

A todos um grande abraço!

Mail Box 3

Anúncios