Cute happy one year old baby looking up

Apesar dos três produtos terem propósitos e lastros bem diferentes, como investimento eles são bem próximos. Especialmente em relação às LCAs e LCIs, não há qualquer diferença substancial. Os CDB são um pouco diferentes, mas não de forma relevante, o que consequentemente acaba por responder à pergunta do título: todos são investimentos igualmente bons.

Mas é importante lembrar que não são produtos padronizados. Cada CDB, LCA e LCI tem uma rentabilidade específica própria. Isto acaba sendo um pouco confuso para o pequeno investidor que não está muito acostumado com isso.

Como a caderneta de poupança é padronizada – toda caderneta de poupança rende o mesmo independente do banco – e continua sendo o investimento mais popular do Brasil, muita gente as vezes fica um pouco confuso com essa falta de padronização dos 3 produtos.

Para saber mais sobre LCA e LCI acesse: O que é LCI?

Para saber mais sobre CDB acesse: Melhor investimento para o curto prazo: CDB

 

Abaixo vou ilustrar de forma bem resumida (vou me usar inclusive de algumas abstrações de forma a simplificar) as principais características dos produtos e mostrar porque são equivalentes:

Risco: todos tem garantia do FGC de até R$250 mil.

Liquidez: varia em todos os casos. Existem vencimentos diversos para cada um dos 3.

Retorno: aí vai a maior diferença entre LCA/LCI e o CDB. Enquanto os primeiros são isentos de IR, o CDB apresenta a seguinte tabela regressiva:

  • Aplicações até 180 dias: 22,5%;
  • Aplicações de 181 a 360 dias: 20%
  • Aplicações de 361 a 720 dias: 17,5%
  • Aplicações acima de 720 dias: 15%

Isto significa então que as LCA/LCIs rendem mais que os CDBs? Nem sempre. Depende de quanto é oferecido de rendimento de cada um. A diferença é que o rendimento do CDB é bruto enquanto o da LCA e o da LCI são líquidos, que no fundo é o que nos interessa.

Como as vezes é um pouco complicado (e chato) comparar estas taxas diferentes para decidir onde investir, fiz abaixo uma tabela, que sugiro imprimir e usar sempre que tiver que tomar esta decisão. Ela está em percentual porque a maior parte dos 3 produtos apresentam rendimentos atrelados ao CDI. Significa que uma LCA ou uma LCI com vencimento menor que 6 meses, e que renda 80% do CDI é melhor que um CDB também com vencimento menor que 6 meses e que renda 100% do CDI.

tabelaAgora é usar a tabela e decidir pelo que apresentar o melhor rendimento!

A todos um grande abraço!

Mail Box 3

Anúncios