Henriquecer

Antes tarde…

A presidente Dilma demorou mas reconheceu que errou ao demorar a perceber a gravidade dos problemas econômicos. Quem não se lembra, Marina e Aécio foram acusados de pessimistas e de torcer contra o país nas últimas eleições.

Apertem os cintos

Embora ninguém possa prever com exatidão o futuro, 2016 já é dado como mais um ano perdido para a economia brasileira. Os mercados já esperavam e a presidente já preparou o povo… o ajuste deve levar mais que o esperado inicialmente.

Que boca…

Parece que a Dilma enfim está conseguindo a tal crise internacional que ela tanto falava e não existia… agora ela vai ter. E agora como vocês: “a culpa é da China”.

Bem vindos a 1997

Segunda feira passada, 24/08/15, foi um daqueles dias típicos de mercado precificando crises, quando você olha o monitor e vê absolutamente tudo caindo. Só o dólar e os juros é que sobem. Assim como em 97, a crise vem da Ásia. Só que agora o tigre virou um dragão. E dos grandes!

O Mantega voltou?

Este mês foi anunciada a liberação de mais de R$ 3 bilhões para o setor automotivo por bancos públicos. Tudo isso no meio de um período de retração econômica. Parece doideira e é. Além disso, mais uma vez o Governo escolhe seus setores favoritos em detrimento dos demais. Tudo exatamente como foi feito durante o Governo Dilma I.

Dando o devido crédito

Há um ano, quando publiquei “O Fim do Brasil” poucos acreditavam que um ano depois o dólar estaria a R$3,60, a inflação a quase 10% e estivéssemos em recessão. Por duas vezes abri espaço no Henriquecer para conteúdo da Empiricus por entender a relevância dos tópicos abordados pela casa. “O Fim do Mundo” é o artigo do inicio do ano que fala sobre a crise da China. Tenho críticas sobre o tom que considero exageradamente apocalíptico nos textos da Empiricus, mas os argumentos sempre foram legítimos e competentes.

O mundo não vai acabar

Não é a primeira crise que o Brasil passa. Todos sobrevivemos e nos adaptamos, que é uma característica dos seres humanos. Cautela no momento é recomendável mas não há motivos para o pânico. Tem muita gente com certeza de que a partir de 2016/17 automaticamente voltaremos a crescer… mas ninguém pode neste momento garantir isso. No mais, faça os ajustes necessários nas suas contas.

Mail Box 3

Anúncios