Henriquecer9999999999999999999994

Sinuca de bico

As dificuldades para o Governo só aumentam e as vezes parece difícil encontrar uma saída. Entre a volta da CPMF e demais medidas anunciadas este mês visando o ajuste fiscal, a resposta da sociedade e do Congresso Nacional foi unânime: prioritariamente o Governo deve cortar gastos antes de aumentar impostos. Só que o corte passa por redução no número de ministérios que já até foi anunciada (com efeitos mais até simbólicos do que efetivos). Mas se tirar ministérios de partidos aliados, perde apoio político. Se não cortar, também perde. E agora?

 

Acabou a moleza

Repararam que desde a reeleição de Dilma no ano passado,  as matérias sobre o dólar são sempre as mesmas? “Dólar fecha no maior patamar dos últimos X anos”. Tava fácil para os jornalistas escreverem suas manchetes, era só atualizar os anos do recorde. Mas agora, o dólar atingiu o recorde histórico.

 

‘O mundo somos nóis!’

Enquanto o PIB do Brasil deverá cair em torno de 3% este ano, o PIB mundial deve subir os mesmos 3%. Por 3 anos consecutivos, as economias dos EUA, da Inglaterra e da Alemanha crescerão mais que a nossa… É essa tal crise internacional que só acontece no Brasil…

 

Nem Nostradamus

Quando a economia brasileira vai melhorar, sinceramente, não sei. Sei que uma hora a crise vai parar… e que 2016 também não será fácil. Mas se em 2017 melhora, isso ninguém pode afirmar hoje com certeza.

 

Ciências sem fronteiras

Para quem não viu, depois de dobrar a meta aberta, saudar a mulher sapiens e a mandioca, agora a presidente disse que a ciência evolui desde a arca de noé… por aí, dá para imaginar as dificuldades que teremos com o ajuste fiscal…

 

Isso, isso, isso…

Só para constar: a Bovespa não é mais a maior bolsa da América Latina. Foi ultrapassada pela bolsa do México. Mais uma pra conta.

 

Oportunidade de (tes)ouro

Para quem quer investir visando o logo prazo, o títulos públicos Tesouro IPCA + (antiga NTN-B) estão pagando juros superiores a 7% ao ano acima da inflação. Ao meu ver, trata-se de uma excelente oportunidade histórica!! Se investidos corretamente, podem mudar vidas.

 

E o povo sabe o que faz

Tanto é que o número de investidores no Tesouro tem batido recordes constantemente. E o Tesouro IPCA+ é o mais procurado com mais da metade da participação.

 

Mas peraí, que crise?

O Brasil hoje, mesmo em dificuldades, parece melhor que há 20 anos. Mas o mundo como um todo tende a evoluir sempre – isto não é mérito de apenas um governo mas dos avanços tecnológicos, da inovação e de cada um de nós que acordamos cedo todos os dias para trabalhar ou empreender e que, apesar das dificuldades, buscamos fazer um dia melhor que o outro (mesmo que as vezes inconscientemente).

No meio desta tendência, existem períodos de retrocesso mesmo, como este que estamos vivendo agora. Mas vai passar… vivemos hoje melhor que na ‘bonança’ de 100 anos atrás…

 

A todos, um grande abraço!! E a espera de notícias melhores…

 

Mail Box 3

Anúncios