Tombini

Infr(l)ação da meta

Desde 2009 que a inflação no Brasil fecha o ano acima do centro da meta. O atual presidente do BACEN, Alexandre Tombini, tem como principal incumbência controlar a inflação do país, a qual ele nunca conseguiu sequer atingir o centro da meta desde que assumiu o posto há 5 anos. Pior, este ano vamos encerrar muito longe do teto da meta.

 

A dieta de Tombini

Em 2011 iríamos acertar o centro da meta de inflação em 2012, aí adiamos para 2013 e depois 2014. No início do ano (de 2015), o presidente do BACEN disse que atingiríamos a meta no final de 2016! Um absurdo para época mas que agora soa até ilusório de tão otimista.

Ninguém mais acredita que será entregue o prometido no prazo (que já era ruim). O mercado agora aguarda mais um adiamento de atingirmos a meta apenas em 2017. Sabe aquela dieta que você iria começar toda segunda mas nunca começa? E a credibilidade?

 

O verdadeiro golpe

O TCU provou com um único (e simples) gráfico a gravidade das pedaladas fiscais do Governo Dilma, principalmente em 2014, ano das eleições presidenciais. A intenção do Governo era de fingir que estava tudo bem quando não estava para conseguir a reeleição. Mentira que tem custado caro ao país. Em outras palavras, estamos todos aqui trabalhando para pagar pela campanha eleitoral do PT. Seria um absurdo se não fosse ilegal. Agora golpe é cumprir a lei ou mentir e usar dinheiro público em campanha?

Golpe

 

A Black Friday financeira

A economia vai mal, todos sabem, e quem vive no descontrole financeiro está passando por maus bocados com inflação, desemprego e juros altos. Mas para quem tem controle e pode investir, pode ser a oportunidade da vida. Ao meu ver, vivemos hoje um período excepcional neste sentido. Ter um blog de finanças e não alertar para isto seria um pecado capital.

 

Investir em que?

A Bolsa está barata, os imóveis já estão começando a se tornar um pouco mais interessantes, fundos imobiliários idem e a maior parte dos investimentos em renda fixa tem tirado muito proveito dos juros altos.

Mas dentre tantas e tantas possibilidades, uma me atrai mais: o tesouro IPCA+ juros semestrais (antiga NTN-B), rendendo mais de 7% ao ano acima da inflação. E o melhor: você pode garantir hoje este rendimento pelos próximos 35 anos. Já falei isso por aqui, mas acho que vale reforçar.

A todos um grande abraço!

Mail Box 3

Anúncios