0e

Fim do ano é hora de planejar o ano que está chegando. Aproveite o provável break das festas e o 13º para começar o ano novo com uma vida nova. Seguem algumas dicas para esta nova vida.

1. Trace seus objetivos

Anote num papel, numa planilha em excel, em qualquer lugar. Tire um tempo para refletir quem você quer ser em 2017, o que você quer fazer, o que quer conquistar. Todos os objetivos, não apenas os financeiros (mas os financeiros também).

Alguns exemplos: viajar nas férias para algum lugar que queira, malhar regularmente, comer melhor, encontrar mais seus amigos, fazer uma pós graduação, mudar de emprego, guardar 10% da sua renda líquida mensal ou um valor fixo por mês para sua aposentadoria, alcançar o equivalente a x meses de gastos mensais como Reserva de Segurança.

No final do ano que vem, faça um balanço e veja o que você conquistou. É possível que você se surpreenda com a quantidade de conquistas que teve. Quando se sabe o que quer, fica mais fácil conquistar.

2. Planeje

“Para um barco que não sabe a que porto se dirige, nenhum vento jamais lhe será favorável”

Repito a frase acima porque ela é a razão de existir do Henriquecer. Uma vez que você tenha traçado seus objetivos, é hora de planejar como alcançá-los. Claro que aqui vou focar no Planejamento Financeiro. Faça um orçamento anual. Ele tem que ser realista e deve incluir todos os seus objetivos financeiros assim como os não diretamente financeiros. Óbvio, se um de seus objetivos for malhar em 2017, inclua o valor da academia no seu Orçamento, e por aí vai.

Muitas planilhas financeiras não tem orçamento. Sinceramente, pra mim isto é um erro básico. O Orçamento é o que vai direcionar o que você vai fazer, ele será seu guia para agir e um plano para alcançar seus objetivos. Planilha sem orçamento para mim é só contemplação do que já passou… atitude passiva e não ativa. Em 2017, tome as rédeas da sua vida!

3. Siga seu Planejamento

É claro que planejar e não seguir é como palavras ao vento. É perda de tempo. As vezes é duro mas com o tempo você se acostuma. Talvez você tenha que abrir mão de algumas falsas “oportunidades” porque não estão orçadas. Reflita muito antes de abrir uma exceção no seu orçamento. Avalie se é mesmo uma situação isolada. Sério, é como ex-fumante com um cigarrinho… pode parecer um cigarrinho só mas no final você está viciado de novo.

Cuidado! Uma “oportunidade” não orçada pode arruinar seu planejamento do ano inteiro. Não pela sua consequência direta mas a indireta: abrir um péssimo precedente de desrespeito ao orçamento.

4. Controle

“Só se gerencia o que se mede”

Atualize sua planilha ao menos uma vez ao mês. O Controle é essencial para avaliar se está tudo caminhando bem. O controle mental não serve. Por isso o detalhamento das contas não pode ser muito extenso. Ele tem que ser prático. Não faz sentido planejar e controlar quantos picolés você vai comer no mês. Planeje contas grandes e um montante fixo semanal para gastos do dia a dia, o que eu chamo de dinheiro de bolso ou “mesada”.

5. Revise

Faça uma revisão trimestral do seu orçamento (ou a cada 4 ou 6 meses dependendo do grau de variação da sua situação financeira). Claro que não faz sentido alterar todo mês porque se não, você perde a referência e a razão de ser do Orçamento. É importante poder comparar seu orçamento com o realizado para saber onde errou e como ajustar. Mas por outro lado, também não faz sentido ficar amarrado o ano todo a um orçamento totalmente defasado. É um processo de aprendizado e ajuste.

6. Vá à praia

Demora até entrar no eixos, mas depois vai no piloto automático. Faça da sua Gestão Financeira um hábito e no final você não vai nem sentir que está fazendo. É sério… você vai ver que quem gasta muito tempo pensando em dinheiro é quem tem descontrole financeiro: quem tem dívidas, quem está sempre fazendo contas para fechar o mês, dormindo mal, reclamando do salário, dos impostos, dos juros altos do banco, etc…

Ter uma vida financeira sustentável é um passo para uma vida equilibrava, sério, o humor, a vibe… mudam! Sobra tempo. Faça o dinheiro trabalhar para você ao invés de trabalhar para ele. E mais… ao invés de achar que todos os problemas da sua vida vem de fora, assuma sua responsabilidade. Trabalhe para você! 2017 vem aí… a hora tem que ser esta!

Coloco aqui a Planilha atualizada para 2017. Clique aqui e na setinha no canto superior direito da tela que abrir para fazer o dowload da planilha.  Baixe, seja para usá-la ou para ao menos tirar algumas ideias. Ela vem com instruções mas se quiser algo didático e menos formal, indico ler o artigo: O meu primeiro orçamento. É uma forma mais simples de entender como foi construída.

No mais, boas festas e cuide-se!

mail-box-3

Aprenda tudo o que você precisa saber para começar a investir na bolsa de valores. Clique já no link abaixo e adquira já o seu na Amazon.com.br . 

Cover

 

Anúncios