Cingapura

Virou rotina

O IPCA de fevereiro (0,33%) foi o mais baixo para o mês desde 2000. Por estas que o mercado respeita um tal de Meirelles…

Surreal, o retorno

Rio e SP são as cidades do mundo que mais encareceram segundo o EIU. As duas capitais brasileiras ganharam 27 e 29 posições respectivamente.

#SQN

Mesmo subindo tantas posições no ranking de mais caras, as cidades ficaram em 86º (Rio) e 76º (São Paulo) posições entre 132 cidades pesquisadas. Muito longe do topo, as 2 estão na metade de baixo, entre as mais baratas do mundo. Acreditem.  

Explica?

Se todo mês eu tenho vindo dar a boa notícia de que a inflação está menor, por que as cidades subiram ao invés de cair no Ranking? Acontece que em reais, a melhor forma de se medir é pela inflação. Isto é o que afeta de fato a vida da população.

Só que para fazer um ranking internacional de custo de vida, a taxa de câmbio é um fator crucial. Com um dólar abaixo de R$ 3,10, nossos custos em dólar ficam mais altos. Só isso. 

Pechinchas

A verdade é que quando o dólar chegou a mais de R$4,00, Rio e São Paulo estavam entre as 30 cidades mais baratas do mundo para se viver. Efeito puramente cambial. 

É isso que as revistas nunca explicavam quando colocavam em suas capas que Rio e SP eram as mais caras do mundo há pouco mais de 7 anos, quando o real estava sobrevalorizado… apesar da inflação na época, diga-se de passagem, estar controlada.  

As mais caras

Para matar a curiosidade, a mais cara é Cingapura, seguida por Hong Kong, Zurique, Tóquio, Osaka, Seul, Genebra, Paris, Nova York e Copenhague.

Atenção, última chamada

Com a inflação caindo constantemente, os juros vão despencar. Esta é uma excelente oportunidade para comprar renda fixa pré-fixada ou semi pré. NTN-B (Tesouro IPCA) ainda paga mais de 5% ao ano acima da inflação. Tem tudo para bombar!

 

A polêmica reforma da Previdência

É verdade que ninguém quer, mas é necessário. É uma benzetacil econômica: dói (muito) mas depois melhora.

Todos os presidentes ou ex presidentes falaram sobre a necessidade. Ninguém teve ainda a coragem de fazer uma reforma de verdade.

 

Se não ele, quem?

Temer é impopular e não tem nada a perder. Como disse no outro dia a um repórter: “prefiro ser impopular a ser populista”. É o cara certo para isto! 

 

Smeagol

-
My heart tells me that Gollum has some part to play yet, for good or ill, before this is over. Even the very wise cannot see all ends.

Foi exatamente o desamado Gollum quem destruiu o anel, salvando a Terra Média em Senhor dos Anéis.

Quem sabe?

 

Há ou não há déficit na Previdência?

A polêmica toda é sobre onde é contabilizado o déficit. Discussão importante, diga-se de passagem. Mas o fato é que independente de onde for contabilizado, ele existe.

Tem gente que diz estar defendendo os seus direitos, mas que pode não ter pensado ainda que todos os anos o dinheiro que poderia estar financiando escolas e hospitais, está pagando a aposentadoria de uma população cuja idade média de aposentadoria é de 55 anos.

Mais do mesmo

Grecia
Protesto na Grécia contra Reforma na Previdência. 

A greve que aconteceu em algumas cidades contra a reforma não é nada que nenhuma outra cidade do mundo já não tenha feito. 

O mundo inteiro já fez ou está fazendo sua reforma na previdência. Em todo lugar é necessário graças à maior longevidade e a redução mundial da fecundação. Sempre teve greve, protesto, reclamações etc. mas também a reforma sempre foi pra frente. 

 

Tem que melhorar

Honestamente, acho a reforma longe de ser perfeita. Mas de um jeito ou de outro algo tem que ocorrer. O melhor é buscarmos em conjunto sugestões viáveis como a apresentada pela FIPE. 

O que não ajuda são acusações rasas e mentirosas. Num dia vi o vídeo lamentável do Wagner Moura… no outro, uma tabela que dizia que na Inglaterra as pessoas supostamente se aposentariam aos 50 anos de idade… Assim fica difícil.

Apesar do sensacionalismo ser mais fácil, é sempre melhor debater ideias. O problema existe e negá-lo não ajuda em nada.  

Bolsa-emprego

O Governo estuda estender o Bolsa Família para assalariados. Honestamente, acho a medida boa, contanto que o benefício seja regressivo, ou seja, quanto maior sua renda mensal, menor o valor da sua bolsa.

Sou a favor porque estimula a formalidade no mercado de trabalho. Do jeito que é hoje, bem ou mal, a bolsa desestimula o trabalho formal, esta é a verdade.

Agora… não tinha hora melhor para discutirem esta medida não? Justamente em momento de corte de gastos!?!

 

Comunicação é tudo

Sobre a taxa extra por bagagem despachada, se a medida fosse anunciada: “ANAC autoriza aéreas a darem desconto para passageiro que viajar sem despachar bagagens”, a repercussão seria outra – apesar da medida ser exatamente a mesma. 

Antes tarde do que nunca

Errar é humano. A ex-presidente Dilma admitiu ter errado nas desonerações fiscais, uma das medidas que ajudaram a jogar as finanças do país no buraco.

É válido! Ainda que ela tenha sido a última a entender isso…

 

Chorar ou vender lenço?

A bolsa despencou com a crise da carne brasileira…

Me parece um momento interessante para alocar ações na sua carteira.

A propósito, este mês uma série de artigos foi lançada aqui sobre o assunto. Para quem não leu ainda, seguem:

  1. O básico para entender o mercado de ações
  2. O que você precisa saber para começar a investir na bolsa agora
  3. Investindo em Fundo de Ações
  4. Conheça o ETF: a melhor estratégia para o investidor pessoa física
  5. Como montar uma carteira de investimentos balanceada?

 

Até a próxima!

mail-box-3

Anúncios