ITALY-TRANSPORT-TAXI-STRIKE

De novo?

De novo

Sim, de novo. Como tem virado rotina, vou começar com mais um IPCA recorde de baixo: 0,25% em março, fechando o trimestre no nível mais baixo desde o início do Plano Real.

Virou piada

A proposta de reforma da previdência acabou mostrando para o mundo a gravidade do nosso problema…. e eis que a nossa aposentadoria foi motivo de piada da Forbes este mês. O título era “os brasileiros não trabalham até os 65 anos de idade. E ponto final.” A reportagem cita um estudo do IPEA em que muitos brasileiros acham muito trabalhar além dos 50 anos de idade.

A verdade é que muita gente não entendeu ainda a gravidade da situação.

Tem que fazer e ponto.

Tem que ser esta reforma da previdência? NÃO. Esta é a questão. Se ao menos a sociedade gastasse mais energia discutindo propostas sérias…

  

Divisor de águas

A aprovação de uma reforma da previdência num bom formato é crucial para o futuro do país. Os próximos dias serão determinantes.

Troia, può solo

Agora foi a vez da terra da pizza sacanear o Uber. A corte italiana ordenou que a empresa parasse de operar no país, acusada de competição desleal.

O mundo simplesmente não está pronto para encarar os “ubers da vida”… mas a gente chega lá!

Seguindo o mau exemplo

Se acontece na Itália, então deve ser chique. E o Brasil resolveu ‘imitar’. Uma emenda parlamentar aprovada pode praticamente transformar o Uber no Brasil em um tipo Táxi, precisando de uma regulamentação municipal para funcionar.

Oh la la! 

Hoje tem o primeiro turno das eleições presidenciais na França. Se Marine Le Pen era figura certa no 2º turno, hoje já não é mais. Embolou tudo. Os 4 primeiros colocados tem grandes chances de conseguirem uma vaga na final.

Eleições na França.jpg

Resumo em 4

Macron é ex-banqueiro da Rothschild, foi ministro da economia no Governo Hollande e demissionou. Representa o Centro com o novo “Em Marcha”.

Marine Le Pen todos conhecem. É a candidata da extrema direita (FN). Todo ano ela tenta com seu discurso xenófobo e nacionalista. Quer fechar fronteiras para estrangeiros e para o comércio.

Fillon, candidato da direita, superou nas primárias o Sarkozy e o Alain Juppé. Seria a alternativa óbvia com a baixa popularidade do Hollande, mas perdeu força quando veio à tona que sua mulher e filhos foram contratados como seus assistentes parlamentares.

Melanchon é o fenômeno da extrema esquerda. Estava quase fora da briga mas apareceu como um foguete. Apesar de estar em quarto nas pesquisas, suas chances são reais já que muitas das suas ideias se assimilam às de Benoit Hamon, o que pode causar uma migração de votos para ele como o “voto útil” da esquerda.

Frexit

Estas eleições representam o primeiro grande teste internacional pós-Trump e pós-Brexit. Melanchon e, principalmente, Le Pen podem colocar em xeque a presença da França na UE. Tudo é possível. Não dá para se surpreender mais. 

De êndi

E o Ciências sem Fronteiras praticamente acabou com o fim das bolsas para graduandos. A ideia do programa era boa, já sua execução… muitos foram estudar em faculdades meia boca e uma galera não tinha domínio da língua estrangeira… Então, ao invés de fomentar a ciência no país, acabou servindo como uma espécie de intercâmbio para o exterior para jovens em grande parte de alta renda.

Enfim, seu fim é uma excelente notícia em tempos de vacas magras. Espero que um dia volte, mas num formato muito muito melhor.

 

Estagiários

Globonews-recessão e desemprego derrubam inflação e devolvem poder de compra aos brasileiros

Recessão e desemprego agora dão poder de compra??

Avisei…

Há pouco mais de 2 anos, escrevi aqui o “Boa hora para comprar imóveis” Por que? onde mostrava os diferentes motivos de porquê o investimento em imóvel não era recomendado na época.

Pois bem, segundo a Viva Real, no primeiro trimestre deste ano, o m² em São Paulo atingiu o menor patamar dos últimos 2 anos.

E agora?

A tendência agora é de melhora para o mercado. Diria ainda estar um pouco cedo para recomendar o investimento como top. Mas certamente os imóveis já saíram do vermelho e entraram no amarelo. Vamos aguardar o sinal verde.

 

Ações, verde

Este é o ano para começar a incluir ações em suas carteiras de longo prazo. Este é o motivo por trás do esforço que tenho feito para explicar aqui como funciona o mercado de ações. Para quem se interessar, os artigos sobre o assunto estão disponíveis em Henriquecer.com

A todos, um grande abraço! 

Clique aqui e cadastre-se para receber os e-mails do Henriquecer.com. Te enviarei apenas um e-mail por semana para te manter atualizado sobre os temas Economia e Finanças Pessoais.

 

Anúncios