“Simplesmente, do ponto de vista econômico, o melhor negócio do mundo, para o mundo e para todo mundo !”
Assim eu definiria em uma frase esta empresa: o BlaBlaCar, que montou a maior rede de caronas pagas do mundo.
Fundada na França em 2004, a empresa chegou ao Brasil há pouco mais de um ano e meio. No mundo, está presente em 22 países, com mais de 35 milhões de membros cadastrados e só tem a crescer.
Ele promete ser um forte golpe num dos maiores problemas da atualidade, o trânsito das grandes cidades.
Como Funciona
Através do aplicativo BlaBlaCar do seu smartphone, você propõe o trajeto que irá percorrer com seu carro, seja ele ao seu trabalho, ou uma viagem a lazer no fim de semana… faça uma breve descrição do trajeto e fixe um preço (o aplicativo te dará um valor sugerido).
Pronto! A partir daí, viajantes que estejam procurando os melhores meios para chegar ao mesmo destino que você irão avaliar a possibilidade de contratar sua carona.
Se aceitarem, o valor a ser pago será automaticamente debitado do cartão de crédito deles no momento da reserva garantindo assim seu recebimento, caso a viagem de fato ocorra.
No fim da viagem, as caronas avaliam seus condutores com notas e comentários.
No fim todos ganham: os condutores, que já fariam o trajeto, conseguem reduzir os custos da viagem ou até mesmo ganhar algum lucro, os caronas têm à sua disposição mais uma opção de transporte, em geral mais barata e confortável e talvez até customizada (é possível oferecer deixar na porta de casa ou do trabalho) e a sociedade como um todo ganha com menos carros circulando nas ruas gerando menos trânsito e menos poluição. Sustentável em todos os sentidos.

Trânsito gera perdas
Em 2013, a estimativa de perda de produtividade com os congestionamentos nas regiões metropolitanas de Rio e São Paulo foi de R$ 98 bilhões segundo estudo realizado pela Firjan. Este valor corresponde a 2% do PIB de todo o Brasil. As 2 cidades, aliás, tem estado frequentemente na lista das 10 cidades mais engarrafadas do mundo.
Relações com o Uber
Assim como o Uber, o BlaBlaCar faz parte da crescente Indústria do Compartilhamento.
Mas enquanto o Uber é um serviço em que se aproveita o tempo livre e um ativo próprio, o carro, para prestar um serviço, o BlaBlaCar é um exemplo ainda mais bem acabado deste tipo de economia. É o todo que se compartilha, do início ao fim com uma separação ainda menor que o Uber entre quem oferece e quem recebe o serviço. Qualquer um pode ser prestador e consumidor ao mesmo tempo, inclusive num mesmo dia.
Vai funcionar no Brasil?
Por que não? Se Uber e Airbnb funcionam… O receio do novo é normal, principalmente num país como o Brasil. Problemas sempre ocorrem, é verdade… mas lembre-se que até outro dia, tínhamos medo de digitar o nosso número de cartão de crédito na internet.
O futuro nos surpreende.
Melhor utilização dos recursos
Reconhecer carros vazios como a raiz do problema é um grande passo. Na Califórnia, por exemplo, existem faixas exclusivas e expressas para automóveis que circulem com mais de uma pessoa à bordo. É um caminho.
Mas ao buscar encher ao máximo os carros com passageiros que vão ao mesmo tempo ao mesmo lugar, o BlaBlaCar torna qualquer veículo em uma espécie de “transporte público”, sem a necessidade de qualquer investimentos por parte do Estado.

Uma solução
A solução para o trânsito nas cidades não é apenas uma, é claro. Uma combinação entre os diferentes meios parece ser o mais eficaz. O problema é a concorrência pelos recursos financeiros, especialmente num período de crise no país.
E é justamente neste contexto, que dentre projetos de ônibus/trens chineses ultra-modernos que circulam por cima de automóveis na rua, trens balas, monorails etc, surge uma solução simples, efetiva e sem custo… bem debaixo do nosso nariz.
As vezes só o que a gente precisa é de um pouco de perspicácia.
A todos, um grande abraço
* Não recebo nenhum incentivo de qualquer espécie da empresa BlaBlaCar. Sou um mero utilizador e entusiasta do serviço. Deixo aqui o Link para quem se interessar: https://www.blablacar.com.br/
Clique aqui e cadastre-se para receber os e-mails do Henriquecer.com. Te enviarei apenas um e-mail por semana para te manter atualizado sobre os temas Economia e Finanças Pessoais.