Ações

Há um cenário otimista que começa a surgir em relação à economia brasileira após a profunda recessão. Há sinais de recuperação com o melhor controle inflacionário do país desde o Plano Real, retomada no consumo das famílias e melhores indicadores da indústria, serviços e emprego.

Pelo que tudo indica, este é apenas o começo.

Muita coisa pode acontecer, significando igualmente altos riscos e oportunidades. É a hora de investir em ações para os que topam correr riscos.

Em setembro de 2017, o Ibovespa bateu seu recorde nominal histórico. O recorde anterior havia sido alcançado em maio de 2008, logo depois do país receber o grau de investimento (investment grade), há quase 10 anos! 

Desde então, a bolsa brasileira foi prejudicada por diversos motivos como a crise financeira dos subprimes que atingiu seu auge com a quebra do banco de investimentos Lehman Brothers em setembro de 2008, altas taxas de juros, a má gestão do Governo Dilma em geral, a queda do preço das commodities etc.

Pode parecer que o melhor já tenha passado e é natural sentir que perdeu a chance de entrar na Bolsa antes do seu auge e que o que está por vir agora é pura especulação…

Mas não é.

Se ajustarmos os valores históricos do Ibovespa para valores atuais, isto é, ajustando pela inflação do IPCA, para o Ibov. realmente quebrar o recorde seria preciso ultrapassar os 120 mil pontos (em Set/17 estava em torno de 74 mil).

Ibov descontado
Histórico do Ibovespa trazido a valores atuais ajustado pelo IPCA

  Ou seja, descontando pela inflação, o Ibov. ainda está bem longe do seu topo histórico. Além disso, se as medidas estruturantes para economia do país passarem, o Brasil terá tudo para arrumar a casa nos próximos anos.

Como tenho repetido, o Brasil está trilhando o bom caminho mas no menor passo em falso, encontrará o precipício. Ainda assim, para os investidores que aceitam correr risco, este parece ser um daqueles momentos que esperamos anos para que chegue.

Para quem ainda não leu, abaixo deixo os links dos artigos do Henriquecer sobre investimento em ações.

  1. O básico para entender o mercado de ações
  2. O que você precisa saber para começar a investir na bolsa agora
  3. Investindo em Fundo de Ações
  4. Conheça o ETF: a melhor estratégia para o investidor pessoa física
  5. Como montar uma carteira de investimentos balanceada?
  6. Ciclo de vida como estratégia de investimento
  7. Batendo o mercado: Estratégias ativas de investimento em ações

A todos um grande abraço!!

Clique aqui e cadastre-se para receber os e-mails do Henriquecer.com. Te enviarei apenas um e-mail por semana para te manter atualizado sobre os temas Economia e Finanças Pessoais.

Anúncios