Tesouro Direto

Prezado Tesouro Direto,

Gostaria de lhe agradecer por tudo o que você tem feito nestes últimos anos, pelos seus juros altos e volatilidade baixa, pelo seu risco baixo, pela oferta simples em um site que se tornou através dos anos ainda mais amigável.

Como se já não fosse o bastante, nos últimos anos você ainda se tornou um investimento com liquidez!

Com você eu aprendi, investi, ganhei e ensinei sobre você. Quando me perguntavam qual era o melhor investimento no momento, com frequência apontava alguns de seus títulos… diferentes características, diferentes prazos, mas todos com qualidades indiscutíveis. 

Em algum ponto me disseram que eu era muito seu fã. E tinham razão. 

Mas não fui só eu. Há cada vez mais fãs seus por aí. Nos últimos 10 anos, o número de investidores cadastrados subiram de 100 mil para mais de 1,5 milhão! Eu ligava a TV, lá estava você, eu ouvia o rádio e diariamente falavam seu nome. Era jornal, revista, blogs, sites. Eram especialistas de grande bancos ou marinheiros de primeira viagem… seja o quem fosse… Foram anos de euforia. 

A culpa não era nossa. Você que tem sido extremamente irresistível rendendo 7% de juros reais ao ano, 14% de juros nominais com liquidez! 

Por que escolher outros e incorrer em riscos tão altos com promessas de retorno tão duvidosas se tínhamos a disposição as suas NTN-Bs, voláteis é bem verdade, mas com juros reais altíssimos, uma excelente garantia para a aposentadoria?

Foram anos maravilhosos, muitas foram as promessas de viver de ti e apenas de ti… 

Mas de um tempo para cá, meio que subitamente, nossa relação já não é mais a mesma. Os tempos estão mudando. O amor continua, acredito que será eterno, mas a paixão esfriou. 

Tenho olhado para outros investimentos com olhos mais intensos. Reencontrei uma paixão antiga. Tenho que confessar: vejo hoje a Bolsa de Valores com mais entusiasmo. Mas não só. Empreender também passa pela minha cabeça. Vejo imóveis como uma promessa a ser concretizada no médio prazo.

Tudo parece estar melhorando em relação a você… seus juros ainda são bons, eu sei, mas estão caindo rápido. A atividade econômica tem mostrado leve melhora, o desemprego promete diminuir… o governo pode ser que tome juízo.

A poupança, com as regras de 2012, já não é mais uma desculpa para você oferecer juros sempre altos. A TJLP também não. Nem a inflação baixa ajuda !

Não é o fim. Você continua sendo minha menina dos olhos na renda fixa. Acho até que toda carteira sempre precisará um pouco de você.

Mas é isso.

Ainda assim, continuarei achando o seu Tesouro Selic o produto mais seguro para uma reserva de segurança e continuarei com a NTN-B, ou melhor, o Tesouro IPCA para projetos de aposentadoria.

Nada muito além. Não por enquanto.

Bom…  

obrigado por ter feito sonhos se realizarem, por ter recompensado os que tiveram o mérito e a paciência de poupar. 

Sem mais.

Atenciosamente,

Riko Assumpção

Clique aqui e cadastre-se para receber os e-mails do Henriquecer.com. Te enviarei apenas um e-mail por semana para te manter atualizado sobre os temas Economia e Finanças Pessoais.

Anúncios