Macron e Libano

Bombando!

76 mil empregos formais foram criados no Brasil em outubro. Foi o melhor resultado do ano, o 7º resultado positivo seguido e o melhor outubro em 4 anos!

Doideira gringa

Este mês, o primeiro-ministro libanês Saad Hariri foi à Arábia Saudita em missão oficial e por lá anunciou que se demitia. O Governo de Beirute não reconheceu a demissão. Para o Líbano, seu primeiro-ministro foi sequestrado. 

O Líbano está no meio de um conflito de forças entre o Irã xiita e a Arábia Saudita sunita. O reino saudita acusa o Irã de ser responsável por um ataque na capital saudita este mês e classificou de “ato de guerra”.

O presidente francês, Macron, foi a Arábia Saudita buscar Hariri e tentar evitar um conflito na região.

Loucura total.

Barril em alta

E essa confusão no Oriente Médio tem impactado o preço do barril do petróleo. Além disso, há uma turbulência política na Arábia Saudita com a prisão de 11 príncipes acusados de corrupção. 

A expectativa é que a OPEP estenda o corte na produção de petróleo, pressionando os preços para cima. Com isso, o barril este mês subiu para a casa dos 60 dólares.

Já tem analista prevendo a casa de 70 dólares, o barril.

Impacto no Brasil

Com a alta do preço do petróleo, a Petrobras anunciou alta de 1,9% na gasolina. Acredite, este aumento vai ajudar a cumprir a meta de inflação.  

Até Outubro, a inflação oficial acumulada no ano está em 2,21%. A meta é de 4,5% com tolerância entre 3% e 6%. O risco hoje é de descumprir a meta graças a uma inflação muito baixa!

Dias, no mínimo, bem diferentes.

Motor alemão

A Zona do Euro está a caminho do seu melhor momento econômico desde 2007! A principal razão é, como sempre, a Alemanha. Neste mês, o país surpreendeu positivamente os analistas divulgado um crescimento de 3,3% no PIB no trimestre (vs. ano anterior) graças ao aumento nas importações.

Nem tudo tá fácil

Apesar dos resultados econômicos positivos, Angela Merkel está com dificuldade de formar um Governo na Alemanha.

Va bene

Outra economia que surpreendeu os analistas foi a italiana, com crescimento de 1,8% no trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. É o melhor resultado trimestral desde 2011 da terceira maior economia da Zona do Euro.

É importante já que a Itália é um dos países que enfrenta as maiores dificuldades de se recuperar da crise de 2008. O seu PIB hoje ainda está 5,9% abaixo do que em 2008.

 

Para o investidor

Tudo igual. Imóveis no amarelo, ou seja, quem tem não vale vender. Quem não tem, não vale comprar.

Títulos do tesouro sempre vão valer a pena, mas boa parte do encanto passado já foi.

A bolsa continua recomendável para estratégias de longo prazo. Para os que querem aprender, recomendo comprar o livro que acabei de lançar este mês. Caso tenha interesse, vá para a loja da Amazon clicando aqui.

Até a próxima!

A todos, um grande abraço!!

Clique aqui e cadastre-se para receber os e-mails do Henriquecer.com. Te enviarei apenas um e-mail por semana para te manter atualizado sobre os temas Economia e Finanças Pessoais.

Aprenda tudo o que você precisa saber para começar a investir na bolsa de valores. Clique já no link abaixo e adquira já o seu na Amazon.com.br . 

Cover

  

 

 

Anúncios