No início do século XVII, as tulipas eram consideradas um símbolo de status na Holanda. As mais espetaculares e altamente desejadas tinham cores vívidas, linhas e pétalas flamejantes. Quanto mais rara a tulipa, mais valiosa ela era. Lei da oferta e da demanda pura. Essa moda foi tão forte que os preços chegaram a aumentar 20 vezes em um único mês.

As tulipas eram consideradas tão valiosas que pessoas de todas as classes vendiam propriedades e trocavam os seus bens por um simples bulbo.

A principal dificuldade deste mercado era que as tulipas, após serem plantadas, não florescem antes dos 7 anos e suas vendas eram limitadas a uma temporada fixa. Para contornar este problema, em meados de 1630, os especuladores passaram a vender contratos futuros de tulipas, iniciando o primeiro mercado de derivativos do mundo.

Em 1636 este mercado era tão visado que as tulipas eram negociadas nas bolsas de Amsterdam, Leydem, Hoorn, Rotterdam, Alkmar e Haarlem entre outras cidades do país e, chegou até a Londres e Paris.

No inverno de 1637, em Haarlem um comprador não honrou o seu contrato, o suficiente para gerar um pânico que fez com que, em questão de dias, os preços das tulipas caíssem para um centésimo do seu valor de mercado.

Muitas pessoas que haviam dado tudo o que tinham por um valioso bulbo, agora se encontravam apenas com uma planta de jardim, sem nenhum valor de mercado…

Crise das tulipas

De volta para o presente

Tá certo, 2017 foi mais um ano de crise, desemprego, reformas duras, instabilidade política… bla bla bla… tudo isso é verdade…

… mas ainda assim foi bem melhor do que era esperado há um ano (dados do Boletim Focus).

2017

Menos inflação, juros e dólar mais baixos e PIB maior.

 

Com parcimônia

A economia brasileira em 2017 é como a tal comemoração da saída de parente da cadeia. Resultados melhores que o esperado são para comemorar… 

mesmo que festejar um PIB de +0,91% possa dar uma vergonha.

 

Expectativas para 2018

Melhores que as de 2017 (boletim Focus):

2017 x 2018

 

Tudo melhor!

No relatório trimestral do Banco Central, o otimismo se repete. A expectativa para o PIB em 2018 subiu de 2,2% para 2,6%. IPCA 2017 a 2,8% e 2018 a 4,2% e ainda deixa portas abertas para reduções na Selic em 2018.

Já pensou? 

 

Com isso,

  • O investimento em ações é o meu preferido para 2018.
  • A renda fixa perdeu bastante do charme ao longo de 2017 com a queda da Selic.
  • O investimento em imóveis continua não valendo a pena, embora com possibilidade disto mudar ao longo do ano.
  • O dólar está cotado bem próximo ao seu valor justo. 

 

No resto do mundo…

O ano de 2017 foi o provavelmente o melhor dos últimos 10 anos tanto nos EUA quanto na Europa. E a expectativa é de que a recuperação econômica se mantenha em 2018, mesmo que a um ritmo inferior ao de 2017.

Recordes de IPOs em bolsa europeias em 2017 pode ser batido em 2018 com o maior interesse de empresas asiáticas e do oriente médio por este mercado.

EUA e China vão continuar liderando a economia mundial, enquanto a Índia passa a ter maior destaque. O caso indiano, no entanto, depende de uma série de fatores como limites estruturais para sustentar o rápido crescimento.

 

Pra ficar de olho

Enquanto há boas expectativas para economia global, politicamente há complicações. A Alemanha talvez seja o caso mais notório, com as dificuldades do governo Merkel em formar uma coalização na maior economia europeia.

Trump é outro que pode complicar. Nas relações internacionais, especialmente em sua recusa a assinar o acordo de Paris, o presidente americano se isola.

 

Planeje-se

Para quem ainda não baixou a Planilha de Planejamento Financeiro para 2018, segue o link: https://drive.google.com/file/d/1RZ_114dkYxc5AuCdWUmUjOLQdw32ZW4M/view?usp=sharing

 

Como Gremlins

É impressão minha ou a cada novo dia surgem novas cripto moedas no mercado?

 

Investir é para os fracos

Aliás, criar novas criptomoedas deve ser uma boa, né? =P

 

Os “bitinvestors” pira

Recentemente foi anunciado um apartamento a venda em Miami… por bitcoins.

Já pensou uma moeda tão revolucionária que dá até pra comprar coisas com ela?

 

Tá na mídia

Falando em imóveis e Bitcoins, tem uma galera que parece estar exagerando, não?

Casas Bitcoin

De volta para o futuro

Ah! Começaram a negociar contratos futuros de Bitcoin em Chicago este mês.

Qualquer semelhança pode ser mera coincidência…

Um excelente natal para todos e um ano de 2018 sensacional!!!

Publicidade 2a edição

 

 

Anúncios