Hora de vender

Um amigo me questiona se fará bem em vender suas ações da Petrobras que comprou há 4 meses e obteve, segundo ele, um excelente retorno. 

A resposta é, ora, se está satisfeito com o retorno, realize este retorno.

Mas, o correto é que a estratégia sobre quando segurar e quando vender vender um ativo deve ser definida antes de sua compra. Qual o seu objetivo ao investir naquilo? É especular, “treidar“, arbitrar, formar um patrimônio, receber renda através de juros e dividendos, enfim… 

Alguns ativos você simplesmente poderá não querer vender nunca. No Brasil, isto é muito comum com investimento em imóveis. Nem tanto com ações ou outros produtos financeiros. Ações rendem dividendos, quem podem ser uma renda extra vitalícia como o aluguel de um imóvel. Vender não é a única maneira de realizar lucro. 

Siga o seu objetivo inicial. Se seu objetivo era manter o ativo em sua carteira, uma estratégia conhecida como “hold”, mantenha. Embora, nada impeça teu objetivo de ser “manter o ativo contanto que ele se encontre no intervalo de valor entre X e Y”. Inclusive, analistas financeiros de bancos e corretoras calculam o valor justo para ativos baseados em sua expectativa de geração de renda futura ponderada pelo seu risco. É um bom parâmetro. 

No limite, tudo tem um preço. Se você tem uma casa própria, mesmo que não deseje vende-la, é provável que se oferecessem o triplo do que ela realmente vale, você mudasse de ideia. Com outros ativos é o mesmo. Isto não te impede de estabelecer isso no momento da compra.

Trace o seu caminho, ter uma estratégia é fundamental. Lembre-se dos motivos para se investir: i) Reserva de Segurança, ii) Reserva para a aposentadoria, iii) Aumentar o padrão de vida (enriquecer).

Qual seu objetivo com aquele investimento? Pergunte ao cara que comprou: você mesmo. Ninguém é capaz de te dizer com exatidão que uma ação continuará a subir ou que o dólar irá cair no próximo ano. Ninguém. O que há são expectativas. E o preço do mercado já incorpora as expectativas do próprio mercado. 

O resto é contigo.

E nada impede que o seu objetivo seja apenas aprender.

A todos um grande abraço.

Publicidade 2a edição

 

|’

Anúncios