DUVIDA HR

Vale a pena quitar um financiamento imobiliário?

A resposta é… DEPENDE.

Duas possibilidades e uma nota importante de atenção para todos os casos:

1) QUANDO VALE A PENA QUITAR

Quando a taxa de juros do financiamento for maior que a taxa de juros que você pode receber numa aplicação financeira com liquidez e risco baixo, como o Tesouro Selic por exemplo, então vale a pena quitar o financiamento.

2) QUANDO NÃO VALE A PENA QUITAR

Logicamente, por dedução, no caso contrário, quando a taxa de juros cobrada no financiamento for menor que a taxa de juros que você pode receber numa aplicação financeira com liquidez e risco baixo. Neste caso é mais vantajoso deixar o dinheiro aplicado (e receber juros mais altos por ele) do que o desconto que receberia no caso de amortização do financiamento.

!! Atenção !!

Em ambos os casos, antes de pensar em amortizar seu financiamento (ou seja, quitar apenas uma parte dele), vale a pena pensar em manter uma reserva investida em algum produto financeiro com liquidez e risco baixo (como o Tesouro Selic ou um CDB de liquidez diária) equivalente a pelo menos 6 meses de prestações futuras. É claro que isto não é valido se o montante que vc possui for o suficiente para quitar todo o financiamento.

Se os juros do seu investimento for menor que o do seu financiamento vc ira perder um pouco de dinheiro ao fazer isto, mas encare como o custo da segurança ! Melhor assim do que usar a grana para abater parte da dívida e no futuro, graças a qualquer imprevisto, não ter dinheiro para pagar em dia as prestações.

Isto serve não apenas para o financiamento imobiliário mas para qualquer tipo de empréstimo.

Alem disso, pode ser ainda que valha a pena usar todo o dinheiro para amortizar sua divida se vc for uma pessoa descontrolada e que não confia em vc mesmo com « dinheiro na mão ». Neste caso, amortize sua divida desta vez, MAS TRABALHE PARA MUDAR! Coloque seu email na caixinha aqui nesta pagina e se cadastre para receber os emails do Henriquecer. Vai receber um email de 3 a 5 minutos por semana para ler.

Nossa vida é o reflexo de quem somos e o dinheiro gosta de quem sabe tratar ele bem.

Mudar é evoluir.

Até a próxima!

Clique aqui e cadastre-se para receber os e-mails do Henriquecer.com. Te enviarei apenas um e-mail por semana para te manter atualizado sobre os temas Economia e Finanças Pessoais.

Publicidade 2a edição

Anúncios