Dinamarca

No clima da Copa…

Se ao invés do melhor futebol, levasse o caneco a seleção cujo o país apresentasse a melhor Educação Financeira do mundo?

Quem seria o grande campeão?

E o grande perdedor?

A tabela final de classificação segue abaixo, de acordo com dados da S&P:

Ranking Educação Financeira

Comentários:

  • O Brasil fica na segunda metade do Ranking em 19º entre as 30 equipes da Copa do Mundo com notas no ranking. Não surpreende.
  • Os primeiros países do Ranking são os nórdicos europeus. Também não surpreende. Eles estão sempre no topo de qualquer tipo de Ranking. Incrível.
  • Entre os grandes países, a Inglaterra e Alemanha são os mais bem colocados.
  • As posições de Japão (13º) e Coreia do Sul (20º) não correspondem a performance dos países em outros rankings de educação e nem o nível de desenvolvimento econômico. As vezes, acho a visão ocidental do mito “asiático genial” exagerada.  Embora a gente realmente tenha muito a aprender com eles, prefiro pés no chão. 
  • Por outro lado, a Tunisia em 11º é a grande surpresa positiva.
  • E a surpresa negativa é a performance portuguesa no ranking (29º, penúltimo). Reforça que muito da cultura anti-econômica do Brasil parece ter origens no além-mar.

Boa Copa a todos! 

Grande abraço!

Clique aqui e cadastre-se para receber os e-mails do Henriquecer.com. Te enviarei apenas um e-mail por semana para te manter atualizado sobre os temas Economia e Finanças Pessoais.

Banner Livro

Versão impressa: https://clubedeautores.com.br/book/254521–E_se_voce_nao_morrer_amanha
Kindle Brasil: https://amzn.to/2LvVq9L
Disponível nas lojas Amazon em seu país.

Dados completos: https://www.theatlas.com/charts/VJDhtA8Xe

Anúncios