Metas

1. Tenha entre 5 e 10 metas.

Com mais de 10, você acaba se perdendo e esquecendo sua metas. As metas devem traduzir seus objetivos na vida. Não confunda uma meta com uma vontade apenas. Menos de 5 é muito pouco também. Você pode conquistar mais!

2. Mantenha suas metas à vista

Crie um acompanhamento das suas metas e deixe-o sempre a vista e atualizado. Olhar para ela todos os dias, vai te ajudar a alcança-las.

3. Transforme metas qualitativas em quantitativas

Naturalmente, algumas metas podem acabar sendo bem vagas ou subjetivas. Busque transformá-las em algo mensurável. Troque “me manter em forma” por “praticar exercícios ao menos 3x por semana” ou “manter o peso durante todo o ano entre 70 e 73kg”.

4. Metas one shot + recorrentes

Entre as suas metas, inclua umas que sejam “one shot” e outras que sejam “recorrentes”. Ou seja, uma meta “one shot” pode ser conhecer Buenos Aires. Uma meta recorrente seria a dos exercícios 3x por semana. Este equilíbrio vai te proporcionar alcançar “o que você quer fazer” e “o que você quer ser” porque afinal de contas, nós somos reflexo dos nossos hábitos.

5. Mantenha a mesma direção

As suas metas do ano devem seguir na mesma direção dos seus objetivos de longo prazo. Quem leu o meu livro E Se você não morrer amanhã?, já sabe.

Você já se perguntou: “aos 90 anos de idade, quando olhar para atrás, que pessoa você gostaria de ter sido, o que gostaria de ter feito?”. Cada vida é uma história e cabe a gente escrever o roteiro. Agir e controlar corrigindo os rumos quando sairmos do roteiro.

A verdade é que grande parte de nós atua apenas como meros coadjuvantes em suas próprias vidas. E o tempo passa, sem volta.

Ao invés de coadjuvante, seja ao mesmo tempo o roteirista, o ator principal e o diretor.

6. Seja criativo

Livre-se das desculpas verdadeiras, elas são sempre as mesmas. E sempre serão. Vamos lá: “não tenho tempo”, “não tenho dinheiro”, “onde moro…”, “meu marido/esposa…”, “meu trabalho…”, “porque no Brasil…”

Busque soluções!

Aqui vão algumas sugestões: 

Para quem não tem tempo para malhar ou dinheiro para pagar academia: use os aplicativos Nike Run (de corrida) e 30 Days Challenge (de exercícios). Em 10-15 minutos por dia você pode ser exercitar e se manter em forma DA SUA CASA E GRATUITAMENTE. 

Para metas de se aprimorar intelectualmente: Substitua as redes sociais pelo aplicativo Kindle no seu celular. Use o tempo de fila no banco, no trajeto para o trabalho, etc. num momento para você se aprimorar e aprender mais. Leia livros sobre assuntos que queira aprender na sua profissão, comportamentais, etc. Leia! Ler te fará uma pessoa mais interessante, acredite.

Se quiser se desenvolver sem tempo/dinheiro para um curso presencial: faça cursos online. O Coursera https://www.coursera.org/ tem cursos online de diversas faculdades renomadas do mundo.

Bora 2019!! Partiu AGIR!!!

Riko Assumpção

Clique aqui e cadastre-se para receber os e-mails do Henriquecer.com. Te enviarei apenas um e-mail por semana para te manter atualizado sobre os temas Economia e Finanças Pessoais.

Banner Livro

Clique aqui para a versão impressa.

Versão Kindle disponivel na Amazon.

 

Anúncios