Inflação
O IPCA de janeiro fechou a 0,32% e no acumulado de 12 meses a 3,78%.
A inflação brasileira está no caminho certo para uma taxa sustentável no longo prazo. Um processo que começou e se estabilizou durante os anos Meirelles-Ilan.
É uma conquista que não pode ser mais esquecida.
Reforma da Previdência
Por falar em Meirelles, a proposta de Bolsonaro / Guedes foi mais branda, leve e social que a versão Temer/Meirelles. Ela gera grande economia e distribuição de renda no longo prazo.
Sinceramente, por um lado, está longe do que eu pessoalmente acredito ser melhor, mas muito mais fácil de passar pelo Congresso. A propaganda também está forte.
Slow down
Se 2017 foi o ano da Europa, com crescimento econômico e emprego em alta, 2018 desapontou. A Alemanha o motor do continente cresceu apenas 1,5% no ano com uma grande desaceleração (por pouco não houve recessão técnica) nos 2 últimos trimestres do ano.
Uma tensão econômica global junto com a guerra comercial iniciada por Trump afeta o país que é o maior exportador do mundo.
2 lados
O crescimento modesto de 1,5% é o menor nos últimos 5 bons anos da economia alemã. Mas ainda assim é o 9º crescimento seguido.
Continente em mudanças
3 países concentram mais da metade de todo o PIB do continente: a Alemanha com 21%, o Reino Unido com 16% e a França com 15%.
A Itália é a quarta potência continental, mas passa por uma grave crise econômica e fiscal. No total, o país representa 11%, bem acima dos 8% espanhóis (5º lugar). Mas enquanto os italianos decrescem ano após ano, os espanhóis ganham cada vez mais espaço. O crescimento espanhol tem sido acima de 3% por ano, e pela primeira vez, o PIB per capita espanhol passou o italiano (pelo critério PPC).
Há uma mudança no continente na importância entre os 2 países. Um fez as reformas necessárias, e o outro, insiste em não fazê-las.
Pelas beiradas
Mas o país sensação na Europa é a… Polônia!
Em 2018, foi considerado o 2º melhor no mundo para investir e fazer negócios.
A Espanha, mais uma vez, foi bem e ficou entre os 10 primeiros. EUA, Japão e Alemanha não.
Produtividade
Já que o assunto hoje é Europa, o continente praticamente monopoliza o ranking de produtividade da OCDE. Acima da média, só EUA e Austrália (bem perto da média) e o restante todo são países europeus.
Ou seja, apesar do crescimento econômico recente, os países asiáticos esbarram no desafio da produtividade.
Japão está abaixo da média e a Coréia do Sul é a última da lista.
Versão impressa
No final de Dezembro passado, o meu livro “E se você não morrer amanhã?” foi publicado pela Editora Chiado Books.
Para os que preferem livros impressos, segue o link:
https://www.chiadobooks.com/livraria/e-se-voce-nao-morrer-amanha-tudo-sobre-financas-pessoais
Na Amazon, o livro está perto de completar 1 ano seguido na lista de Best Sellers em Finanças Pessoais – além das 5 estrelas na avaliação.
Sem dúvida é para se comemorar.
Obrigado aos que ajudaram a alcançar o resultado!
A todos um grande abraço!!
Riko Assumpção