França vs UK 7

Em um reunião na França, Macron se referiu à economia francesa como a 5ª maior do mundo. Um mês antes, a primeira ministra Theresa May também se referiu à Britânica como sendo a 5ª maior.

Afinal, quem tem razão?

As duas economias são de fato muito próximas e o 5º lugar no ranking global tem sido praticamente dividido entre os dois países, cada um ocupando a posição em um determinado ano.

PIB em dólar

França vs UK 1

No últimos 40 anos, as 2 economias sempre tiveram lado a lado. A França tinha uma economia mais avançada até a Revolução Industrial que alçou a Inglaterra ao posto de maior império capitalista global.

No pós-guerra, a França cresceu a um ritmo mais rápido que o Reino Unido. A partir dos anos 2000, a Inglaterra se recuperou e ficou à frente.

Hoje, a economia britânica é levemente superior (uma pequena queda da libra já mudaria a situação), e o ritmo de crescimento francês tem sido maior e assim projeta-se manter nos proximos anos devido ao Brexit.

No PIB em Paridade de Poder de Compra, o resultado é parecido.

Qualidade de vida

Para melhor medir a riqueza de um povo, o PIB per capita é melhor que o PIB total. Assim, se ajusta a riqueza produzida e partilhada por habitante e corrige-se distorções como achar que a China seja um país mais rico do que a Suíça, por exemplo.

Como a população dos 2 países é bem próxima, o PIB per capita também é quase o mesmo.

A OCDE tem uma medida de qualidade de vida diferente, que ajusta por quanto a pessoa deve gastar para manter o padrão de vida. Neste quesito, os franceses estão muito a frente dos ingleses.

França vs UK 2 

Como a desigualdade é sensivelmente superior no Reino Unido do que na França, o padrão de vida da maior parte da população é maior na França, mas os ricos vivem melhor no Reino Unido.

Em compensação, o mercado de trabalho no Reino Unido é mais dinâmico e as regras mais flexíveis. Como consequência, o índice de desemprego no UK é muito menor do que na França.

França vs UK 3.jpg

Produtividade

O trabalhador francês está entre os mais produtivos do mundo. As regras trabalhistas e o custo alto do trabalhador tornam o mercado extremamente competitivo e força as empresas investirem em tecnologia para aumentar a produtividade e reduzir estes custos. O Governo francês investe fortemente na formação da mão de obra desempregada qualificando-a pro mercado de trabalho.

O resultado é que um trabalhador francês médio é muito mais produtivo que um inglês e precisaria trabalhar até quinta-feira para produzir o que os ingleses fazem na semana toda.

França vs UK 4

Economia em detalhes

São 2 economias complexas e diversificadas… elas produzem e comercializam de tudo. É difícil encontrar uma diferença grande na estrutura econômica. Mas se forçarmos um pouco, vamos perceber que o Reino Unido é levemente mais baseado em serviços, principalmente serviços financeiros, sendo Londres, a capital financeira do mundo.

França vs UK 5

A França por sua vez, é ao mesmo tempo mais industrial e agrícola. Mais baseada na chamada economia real.

Ainda assim, os 2 países possuem mais de 80% do PIB em Serviços, uma medida de que são economias bem maduras. Este é o maior percentual na OCDE (atrás apenas de Luxemburgo).

Exposição a risco x retorno

Na Crise de 2008, o UK sofreu bem mais…

No entanto, a recuperação tardou, mas não falhou… 

França vs UK 6.jpg

Em 2017, o PIB francês cresceu 2,3% contra 1,8% do UK. Em 2018, as duas economias desaqueceram, a França cresceu 1,5% e o UK, 1,4%.

Para 2019, as projeções não são melhores, para o FMI, França e UK crescem os mesmos 1,5%.

As estruturas dos 2 países são ao mesmo tempo diferentes, mas equivalentes. Os 2 países são bem concentrados nas suas capitais, e mesmo Londres e Paris são economicamente bem próximas: as duas são as ~5ª cidades com o maior PIB do mundo.

Apesar disso, a França tem a maior riqueza nas cidades menores, vive-se bem no campo francês. O UK é diferente. O país tem outras metrópoles fora Londres, que concentram a riqueza como Birmingham e Manchester – maiores que Marseille e Lyon. 

A nuvem negra de BREXIT e Gilet Jaunes não deverá afetar tanto assim os 2 países. De cara, a economia francesa tem surpreendido positivamente. O UK econtrará o seu caminho mesmo que não chegue a um acordo com a UE. O UK não surgiu da UE e a economia do país não é dependente exclusivamente do bloco.

É o que acredito, o que espero.

Então, a resposta para a nossa pergunta “Qual a 5ª maior economia do mundo?” é…

…a Índia, que a um crescimento de 7, 8% ao ano passará atropelando os 2 países.

…bem, ja atropelou o Brasil!

Até a próxima!

Abraços