backlit beach dawn dusk

Um dos maiores mitos que encontro no planejamento financeiro é de que economizar se resuma a cortar custos.

Ja escrevi isso antes, mas vale relembrar: o fim principal de economizar não é reduzir custos, mas otimizar o bem estar.

Algumas pessoas acabam confundindo isso e por isso acham que finanças pessoais é chato.

Não é.

A função é exatamente a inversa, é melhorar a vida das pessoas de maneira intertemporal, ou seja, de forma que o seu ganho de bem-estar adicional hoje não comprometa seu bem-estar futuro.

Um bom planejador financeiro não pode ser contra o consumo. Ele é contra o desperdicio.

Uma maquina de lavar louça pode ser um investimento no seu bem-estar ao te poupar um tempo diario que você poderia passar com a sua familia, praticando esportes ou aprendendo algo novo. Ou seja, é um consumo bom!

Deixar a luz de um cômodo acesa enquanto ninguém esta la não é consumo, é desperdicio.

Qualquer despesa que tenha como contrapartida um ganho de bem-estar presente ou futuro é bom. Essa parte “ou futuro” é que, para alguns, é abstrata demais. O cara não consegue enxerga-la e, portanto, acha que a vida do planejador seja criar sacrificios a toa – quando na verdade é justamento o contrario.

O que incomoda o economista é essa malfunção do uso do recurso limitado que é o dinheiro. Corte o que não te traz bem-estar e maximize o que te traz. Nossa função é te fazer o bem hoje, mas também amanhã!

Fazer uma graduação ou uma pos podem ser mais do que bons gastos. Se feitos corretamente, são investimentos. Alias, muito mais do que um diploma debaixo do braço, o maior investimento que pode ser feito é no conhecimento. Invista antes em você! Leia muito e leia sempre. Terceirize atividade que não te trarão nem bem-estar direto, nem indireto. Contratar serviços não é necessariamente uma perda. Se feito de forma logica e sustentavel, também serão investimentos em bem-estar. Tempo é um dos recursos mais preciosos que temos.

E nenhuma empresa do mundo fez muito dinheiro com apenas um homem. Se quiser crescer, contrate pessoas para te ajudar! Ajude e sera ajudado. Comece pela sua casa, seu negocio proprio ou seja o que for. Economizar não é ser mão de vaca. Aprender a compartilhar ganhos é uma arte que te abre as portas de um mundo de ganhos.

Os homens mais ricos do mundo contraram pessoas, serviços, consumem, doam para caridade…

Tudo de forma estruturada, inteligente e buscando maximizar o bem-estar… as vezes é o seu bem-estar de daqui a 20 anos.

A todos, um grande abraço!

Anúncios