Image result for acordo mercosul união europeia

Enfim, a luz

Enorme, e enfim, uma noticia boa para a economia sul-americana. O Mercosul finalizou um acordo com a União Europeia apos 20 anos de negociações. Eh o maior acordo ja firmado pelo Mercosul e o maior passo historico do bloco. 

Eh o segundo maior acordo para a UE também – perde apenas para o acordo com o Japão.

A União Europeia é, ao lado dos EUA, a maior economia global. Um potencial gigantesco para o Brasil e a Argentina.

Moeda unica

Este mês tbm foi debatida a ideia de se criar uma moeda unica entre Brasil e Argentina, algo como o Peso Real. Aparentemente sou minoria, mas acho a ideia otima. Primeiro porque, se realizado corretamente, a medida tende a reduzir o risco de uma politica monetaria populista “à la Venezuela” nos dois paises. Segundo porque simplifica e integra a economia dos dois grandes paises sulamericanos.

Tem que ir com calma e ser bem feita. O Real é a moeda mais forte e mais estavel. A Argentina tem mais a ganhar, a principio, mas os ganhos serão multiplos.

Essa é minha visão, ha quem discorde.

Algo me diz que os gregos não recomendariam… mas ao meu ver, quem quer ser Alemanha não pode pensar como Grécia.

Fênix

O Mercosul estava esquecido, abandonado, criticado pelo novo governo… arriscando acabar de tão enfraquecido. O acordo com a U.E. é simbolico em todos os sentidos. Bolsonaro não era pro-Mercosul e não é alinhado politicamente à Europa. 

Mas a aproximação comercial aos EUA é limitada pela politica protecionista de Trump.

Bolsa no Brasil

O Ibovespa fechou o mês de junho acima dos 100 mil pontos. Foi o melhor 2o trimestre da bolsa brasileira nos ultimos 10 anos.

Não é so no Brasil

As Bolsas na Europa apresentaram o melhor semestre em mais de 20 anos! Na França, a criação de empregos qualificados apresentaram recorde pelo 2o ano consecutivo. Ha mais vagas que candidatos qualificados. 

EUA e China

O humor internacional depende acima de tudo dos acordos entre China e EUA. Trump tem arricado toda a economia global com suas guerras comerciais. 

Todos acreditam que durante o G-20 os 2 paises irão se acertar. O mundo tem muito a perder com o afastamento entre suas 2 maiores potências econômicas. Mas quem mais tem a perder são China e EUA.

Vamos torcer para que dê tudo certo porque, apesar de no Brasil todos acreditarem que tudo possa se resolver com a aprovação da Previdência, a verdade é que um desaquecimento global poderia jogar tudo por agua abaixo.

A todos, um grande abraço!

Anúncios