Planejamento Financeiro 2018

Chegou a hora de organizar suas finanças para 2020.

Baixe sua planilha de Controle Financeiro e Planejamento Financeiro para 2020 clicando aqui para a versão gratuita da Planilha

Dicas:

1) Faça sempre um Orçamento prevendo suas receitas e seus gastos para o ano. Um planilha sem orçamento é um barco a deriva. Você controla o realizado, mas não há nada planejado. Decida onde você quer chegar e planeje, ou seja, orce!

2) Separe na planilha o destino da sua renda entre gastos e poupança. Gastos Correntes são todas as despesas que ocorrem todos os meses. O restante poupe.

3) Separe sua poupança segundo os motivos que te levam a poupar. Os mais comuns são a) para encarar despesas num futuro próximo , b) criar uma reserva de segurança para emergências, c) contribuir para sua própria aposentadoria e d) Gerar um patrimônio que lhe permita aumentar o seu patamar de vida.

4) Atualize seu orçamento trimestralmente. Por isso as planilhas são dividas em estações do ano.

5) Já as receitas e despesas reais devem ser atualizadas pelo menos 1 vez por mês.

6) Um bom Controle Financeiro é aquele em que há um equilíbrio entre o “agora”, o futuro próximo e o longo prazo. Por isto a importância em gerir separadamente cada um entre os “Gastos Correntes”, as “Não recorrentes” e os “Investimentos”, que são para o longo prazo.

7) Lembrando: Os gastos no cartão de crédito não devem ser classificados numa conta chamada “Cartão de Crédito”. O cartão é um meio de pagamento, não uma despesa. Se quiser criar uma conta assim, coloque apenas o valor da anuidade do cartão e nada mais. De resto, não faz a menor diferença se você comprou um laptop no cartão ou em cash. O gasto é com o laptop e não com o cartão!!! Isso é algo que incrivelmente, muita gente erra!

8) Por falar em cash, saque toda semana um valor para deixar na sua carteira e consumir com lazer e pequenos gastos do dia. Estabeleça um montante fixo, como se fosse uma mesada. Quando acabar a sua mesada naquela semana, acabou. Assim você irá transformar em despesa fixa e previsível aquilo que muita gente insiste em tratar como variável. Bem, é variável só para os descontrolados, não pra você!

9) O Índice de Cobertura Corrente irá lhe mostrar quanto o montante investido naquele mês corresponderia em dias de Gastos Correntes. Ora, se você tem gastos correntes de R$ 3 mil e investe R$ 3 mil, seu índice de Cobertura Corrente será de 30 dias, ou seja, você investe o equivalente a gastos correntes de 1 mês.

Planilha Premium

Para quem já segue um Planejamento Financeiro, é possivel subir um novo degrau com a Planilha de Planejamento Financeiro Premium.

Eu nem recomendo a premium para quem esta começando porque eu acho que – a menos que a pessoa esteja realmente decidida a mudar a sua realidade financeira – dificilmente quem esta começando entende tão bem o valor de ter uma ferramenta que possa se tornar o guia da tua vida. E é o que uma planilha de planejamento é.

Pelo valor de uma noite no cinema, você recebe além da Planilha, os 3 livros publicados de Educação Financeira em PDF.

Clique aqui para comprar sua Planilha Premium

2020 será ainda melhor!!

Compartilhe esse artigo com pessoas que você se importa. Ajude elas também a planejarem a fim de construirem um futuro melhor. O progresso se compartilha!

A todos, um grande abraço!

Riko Assumpção

Banner HQ - E se voce nao morrer amanha