Inflacao

De volta para o futuro

Inflação no menor patamar desde 98. Essa virou a manchete mais recorrente do noticiário econômico brasileiro. Todo mês o estagiário só precisa lançar seu CTRL C, CTRL V.

O que 2019 e 1998 tem em comum? Seriedade na gestão econômica e atividade econômica reduzida.

O que têm de diferente?

Os juros! Hoje são recordes de baixa e devem continuar baixando ainda mais. Em 98, a Selic explodia graças à necessidade de manter um câmbio forte controlado pelo Governo – era um dos pilares do combate à inflação na época.

O dólar hoje está a mais de R$4. Na época, era próximo a R$1.

Emprego

A geração de empregos formais é a maior desde 2014, quando a crise começava a dar seus primeiros sinais. Ainda que os dados ainda não cheguem a empolgar, a direção é a boa!

“Fake” News

Não é bem fake, é verdadeira, mas sua interpretação…

No último mês, circulou entre os diversos entusiastas do presidente a notícia de que o PIB do Brasil havia passado o do Reino Unido, tornando o Brasil na 6a maior economia do mundo.

Só que a notícia data de 2011. Foi no primeiro ano do mandato de Dilma que isso aconteceu! De lá para cá, o Brasil caiu 3 posições, sendo ultrapassado ainda pela India e pela Italia. O PIB do UK é, hoje, 50% maior que o Brasileiro.

Caminho mais fácil nem sempre é o melhor

Em 2012, o Flamengo era um time perdido, completamente endividado. Era difícil imaginar como sair daquele buraco. Nesse mesmo ano, o Flamengo decidiu tomar um rumo diferente ao eleger a chapa de Bandeira de Melo.

Os próximos anos não foram fáceis. Não teve mais Ronaldinhos Gauchos, Romarios ou Adrianos. A gestão foi pé no chão. A prioridade era arrumar a casa, respeitar um orçamento sério, negociar dividas, controlar as despesas e buscar o aumento de receitas. Com isso, o Flamengo foi aos poucos montando uma estrutura. Salários passaram a ser pagos em dia, algo tão basico, mas ainda raro no futebol nacional.

NÃO FOI FÁCIL.

Foi difícil demais ver outros times trazerem nomes de peso, serem campeões. Mas algo grande estava sendo construido ali. A transformação durou 7 anos e vai continuar. É dia após dia.

O que aconteceu com o Flamengo, meus amigos, seja você flamenguista ou não, é uma lição de negócios e de vida para todos nós.

O caminho mais curto não é sempre o melhor.

Não olhar seu orçamento não te tornará mais rico.

É difícil, certamente.

Talvez o Gabigol não tivesse feito os 2 gols no final do jogo contra o River.

De alguma maneira houve sorte.

Mas para o time poder ganhar a Libertadores e o Brasileiro no mesmo ano e do jeito em que o Flamengo esta fazendo, é preciso muito mais que sorte.

É gestão, disciplina e seriedade ao longo do tempo. Os resultados não aparecerão no dia seguinte.

Planilha Financeira

Este mês lancei a Planilha Gratuita de Planejamento para 2020. O link esta aqui: https://bit.ly/359cOKj

Baixe e comece a construir o teu orçamento para o ano que vem! O quanto antes, melhor!

A todos um grande abraço!

Riko Assumpção

Banner HQ - E se voce nao morrer amanha