Resultado de imagem para Argentina vs. Brasil

Pelé ou Maradona? Messi ou Neymar?

Bem, Pelé e Messi, dá 1 x 1, mas o Brasil é penta e a Argentina, bi… 

Mas futebol à parte, hoje qual país é mais desenvolvido: Brasil ou Argentina?

Os dois países passam por uma situação econômica difícil afetando a qualidade de vida de seus cidadãos.

Brasil com a retração do PIB, alto desemprego, um dos países mais violentos e desiguais do mundo.

A Argentina com alta inflação, um país visto como arriscado no mundo para se investir com suas moratórias.

PIB per capita

O PIB total brasileiro hoje é maior que o Argentino (passamos o PIB argentino apenas nos anos 50), mas a população brasileira é de quase 210 milhões vs. 45 milhões de argentinos.

O PIB per capita argentino é superior ao brasileiro: 12k USD vs. 9k USD. Em PPP, o Argentino continua maior, 22k USD vs. 16k USD.

PIB per capita 

Déficit sobre o PIB

Neste, os 2 países estão bem parecidos, em torno de -6% cada, sendo o brasileiro levemente pior. A dívida sobre o PIB também na mesma situação, cada um com em torno de 87%, uma situação bem desconfortavel para países emergentes.

Desemprego

A taxa no Brasil está em torno de 12% enquanto na Argentina a 10%. Taxa alta nos 2 países, mas pior no Brasil.

Inflação

Essa é goleada brasileira. No Brasil, a inflação está sob controle. Na Argentina, longe disso. O problema é histórico e crônico. Mesmo a super inflação brasileira dos anos 80 e início dos anos 90, nunca chegou a ser tão alta quanto na Argentina na mesma época.

Os 2 países controlaram a inflação praticamente ao mesmo tempo nos anos 90 (a Argentina um pouco antes), com um custo alto para ambos. No Brasil houve recessão e crescimento baixo durantes os anos FHC. Na Argentina, o exagero no controle inflacionário levou o país à uma crise grave econômica que culminou com a moratória.

Hoje, no Brasil a inflação anualizada está em torno de 3% enquanto na Argentina a mais de 50%.

Produtividade

Um argentino produz em média o dobro que um brasileiro. Apesar disso, essa diferença já foi maior no passado.

Expectativa de vida

O gap diminuiu e hoje o Brasil está mais proximo à Argentina: 76 anos vs. 77.

Violência

A goleada neste é da Argentina. O número de homicídios a cada 100 mil habitantes é de menos de 6 na Argentina (índice equivalente por exemplo ao dos EUA). No Brasil é 5 vezes o valor: 30.

Bônus Demográfico

A Argentina têm um bônus demográfico mais favorável com uma taxa de nascimento maior: 17% vs. 14% no Brasil. Os hermanos também são muito mais atrativos para imigrantes, recebem proporcionalmente mais que 10 vezes mais que o Brasil. 

Educação

A Argentina está em 40° no ranking do PISA. O Brasil, em 63°. A taxa de alfabetização na Argentina é de 98%. No Brasil, 91%.

Turismo

Empate técnico aqui. A Argentina recebeu ligeiramente mais turistas estrangeiros que o Brasil: 6.6 milhões vs. 6.5 milhões. Mas considerando o tamanho geográfico e populacional dos 2 países, o Brasil tem um potencial pouco explorado. 

Conclusão

Esse não está muito difícil de escolher. Ao meu ver, mesmo com todos os problemas econômicos estruturais recentes, a Argentina permanece mais desenvolvida que o nosso Brasil. A diferença já foi muito maior. A Argentina no passado já foi tão desenvolvida quanto países europeus, mas ficou para trás.

A janela de evolução impacta a forma como Brasil e Argentina têm evoluido. No curtissimo prazo, ultimos 6 meses, o Brasil têm melhorado. Nos últimos 5 anos, a Argentina esteve melhor. Nos últimos 50 anos, é o Brasil que tem se desenvolvido mais.

Mas, como disse, eles restam mais desenvolvidos. Para finalizar, o IDH Argentino é de 0.83. O do Brasil, 0.76.

A ideia aqui não é criar nenhum tipo de rivalidade. Muito pelo contrário, mas dar uma maior consciência de onde a gente está em relação ao resto do mundo. Em tempos de patriotismo exarcebado e crise econômica, muitos brasileiros acabam assumindo posições extremadas. Ao meu ver, o Brasil não é tão ruim quanto alguns acreditam, nem tão desenvolvido quanto outros acham. Dados são fatos.

A todos um grande abraço!

Riko Assumpção

Leia também: Qual economia é maior: a inglesa ou a francesa?

Banner HQ - E se voce nao morrer amanha

Fontes:

https://countryeconomy.com/countries/compare/argentina/brazil?sector=GDP+per+capita+%28Dollars%29&sc=XE34#tbl

https://tradingeconomics.com/country-list/unemployment-rate

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%ADndice_de_alfabetiza%C3%A7%C3%A3o

http://worldpopulationreview.com/countries/most-visited-countries/

https://www.lumiun.com/blog/como-melhorar-a-baixa-produtividade-dos-profissionais-no-brasil/