imoveis

Céu de Brigadeiro

EUA e Irã se estranharam logo no início do ano… passou e as bolsas voltaram a subir.

O Coronavirus na China espantou o mundo (continua assustando), mas as bolsas voltaram a subir.

O desaquecimento econômico global já foi precificado. Não se fala mais na crise que se falava nos últimos 2 anos, EUA e China parece que vão se acertar, UE e UK já acertaram os termos do divórcio… tudo parece estar no lugar.

 

Economia Brasileira

Tarde demais, a discussão política domina qualquer análise, qualquer conversa no Brasil de hoje. Tudo, absolutamente tudo, depende de você ser contra ou a favor do atual Governo.

Para a turma “a favor” qualquer avanço no país é comemorado como se fosse o hepta campeonato. Para a turma “contra”, o Brasil só afunda.

A verdade difícil dos “pró governo” admitirem é que os resultados economicos concretos são muito tímidos.

Mas é visivel que a economia está no caminho certo e isso é o mais importante. O foco não é nos resultados de hoje, e sim em construir uma estrutura econômica sustentavel no longo prazo.

Dias melhores virão!

 

Investimentos no Brasil

Hoje, meus dois investimentos favoritos no Brasil são ações e imóveis.

Apesar de todo o fusuê em torno da Bolsa, os recordes consecutivos são meramente nominais. Se ajustarmos pela inflação, ainda estamos abaixo do valor de Maio de 2008, por exemplo. Se ajustarmos em dólar, estamos mais distantes ainda…

É normal – e mais que isso, é esperado – que qualquer Bolsa no mundo bata recordes nominais. A trajetória normal é de crescimento e como as moedas tendem a perder valor ao longo do tempo (devido à inflação), uma parte dos ganhos nominais das bolsas é simplesmente reposição da perda de poder de compra, ou seja, mero ajuste a inflação.

Além disso, mesmo desconsiderando inflação e dolar, o Ibov tem ido bem, mas o mesmo tem acontecido nas demais bolsas internacionais. Desde a China e os EUA até a Grécia e a Argentina e toda a Europa. Não há nada de único acontecendo na nossa Bolsa. Foi o melhor ano para o mercado financeiro global desde a Recessão de 2008/09.

O que ajuda lá fora e agora também no Brasil é que com os juros baixos, os investidores são obrigados a buscar investimentos alternativos mais arriscados como ações.

 

Mas esse é so o começo

Em 2017 eu postei aqui que era o momento de voltar a Bolsa. Tirei tempo para publicar meu primeiro livro Aprenda a investir na bolsa de valores para que pessoas que nunca tiveram nenhum contato com o mercado financeiro antes se sentissem a vontade para começar a investir.

Eu vi a oportunidade na Bolsa ali naquele momento e estava certo.

Embora ninguém possa prever correções no curto prazo, e nem é esse meu interesse, eu continuo acreditando na bolsa brasileira no longo prazo. Ainda há potencial de crescimento sustentável e real.

Aprenda a investir na Bolsa de Valores: Um guia prático para começar a investir em ações imediatamente por [Assumpção, Riko]

Meu segundo investimento favorito

São os imóveis. Pela primeira vez desde o início deste blog, eu vejo os imóveis no Brasil como uma alavanca para a alta performance financeira.

Até 2014, eram boa fonte de diversificação. De 2014 a 2018, meu olhar era negativo para o investimento. No ano passado disse ter tirado do vermelho e passado para o amarelo. Hoje, é verde.

A combinação de 1) uma crise economica longa, 2) Queda nas taxas de juros, e 3) Ajustes economicos estruturais para o longo prazo devem dar um gás no mercado.

Ainda há tempo… diferente da Bolsa que pré-age em vista às expectativas sobre o futuro, os imóveis reagem ao passado. É um investimento conservador e as mudanças neste mercado ocorrem lentamente ao longo de muitos meses.

O desemprego ainda está alto, a economia ainda não decolou, os bancos ainda não ajustaram inteiramente os juros de financiamento imobiliário ao novo patamar… mas tudo isso deve acontecer pouquinho a pouquinho na calada da noite.

 

Henriquecer no Spotify

Se você quiser escutar esse e outros artigos daqui para frente no Spotify, está no ar o meu Podcast. Para ouvir o conteúdo do blog ao correr, malhar, no onibus, etc…

Este foi o primeiro de muitos, então seja gentil… 🙂

 

Kit Planejamento Financeiro

Foto inicial

No mais, para quem quer uma ferramenta para organizar suas finanças, o Kit Planejamento Financeiro traz uma Planilha em Excel para você planejar e se organizar e além disso, os 3 livros sobre investimento e mais 3 planilhas auxiliares para organizar o orçamento de despesas não mensais, calcular a necessidade  de investimento para a aposentadoria e um cronograma para eliminar as dívidas. Por menos de R$0.93 por mês.

Checa no link ao lado: https://bit.ly/2RRldNF

Já passou da hora de fazer alguma coisa para parar de perder oportunidades por estar despreparado…

Por Riko Assumpção