Resultado de imagem para shits happen

Este artigo não é sobre o Coronavirus não, vou logo avisando… é sobre as nossas vidas mesmo. Tbm não é um artigo pessimista porque quem me lê aqui sabe que esse também não é meu estilo.

É sobre estratégia de Planejamento!

Vai dar merda na sua vida, na minha, na do seu vizinho, na dos teus amigos e conhecidos… na de todo mundo!

Não é um desejo, apenas uma constatação.

Você precisa entender, é estatística. De tempo em tempo você vai pegar uma gripe, seu filho, se você tiver algum, idem, talvez você ou alguém que você conheça tenha algo de mais grave… vão sobreviver, outros não.

Ninguém sobrevive para sempre.

Os mais velhos tendem a partir mais cedo, é um fato. Mas também, nem sempre… esse é um outro fato.

Pneu de carro fura, as vezes por mais cuidadosos que possamos ser, a gente sem querer vai levar uma multa por excesso de velocidade (a menos que você não tenha carro). A privada da sua casa vai entupir, a geladeira vai quebrar, seu celular vai cair do bolso enquanto você pedala na orla (ou será que alguém levou sem você sentir?) ou vão furtar seu dinheiro e passaporte em São Francisco, CA (vai aprender que isso tbm acontece no mundo desenvolvido).

A empresa para a qual trabalha pode entrar num plano de redução de custos, pode ser que depois de 15 anos por lá, chegue de repente a hora de dizer adeus aos colegas de trabalho.

Merdas acontecem e é melhor se preparar para elas. Faz parte do jogo, faz parte da vida. Como disse, é estatístico.

É bom saber para que no seu orçamento você se prepare para essas coisas. Reserve uma grana para a manutenção do seu carro, para a manutenção da sua casa, para a sua saúde e daqueles que dependem de você. Além disso, tenha sempre uma Reserva de Segurança para qualquer coisa que, por mais que você se esforce, não consiga prever. Pode ser uma demissão ou qualquer outra coisa…

A única coisa certa é que alguma hora vai dar alguma merda.

E se preparar para isso o deixará mais forte.

Todos os que conheço que se preparam para (o que muitos chamam de) imprevistos se deparam com uma mágica na vida deles. A partir do momento em que você se planeja para todas essas merdas, as únicas surpresas que surgem em suas vidas são positivas. Um dinheiro que não esperava que gera uma viagem inesquecível, uma oportunidade de investimento que pode mudar o padrão de vida…

Agora, amigos, os que não se planejam vão reconhecer que quando você não planeja sua vida, parece que tudo cai de uma só vez, como se houvesse um complô contra sua estabilidade emocional e financeira. Tudo que pode acontecer acontece e aparentemente ao mesmo tempo. É geladeira, fogão, o afogador do carro, a conta do cartão que esqueceu de pagar…

Como se Murphy se vingasse pessoalmente de você simplesmente por vc não planejar.

Eu sei bem porque estive por muito tempo lá…

Mas eu mudei.

Com o planejamento a vida muda, a forma de ver as coisas mudam. Começam a dar certo.

Como mágica!

Um amigo uma vez me disse que a fórmula da felicidade é REALIDADE – EXPECTATIVA. Talvez seja apenas isso.

E porque, vamos lá, “merda esperada” não é merda.

Então, paradoxalmente, quanto mais merda você prever, menos merda irá acontecer em sua vida.

É que por algum motivo oculto, nós seres humanos temos uma tendência a lembrar com frequência do passado com nostalgia, olhar para o futuro como se as coisas fossem dar sempre certo de forma linear. Como se o único momento da vida que guardasse todos os problemas fosse o presente.

Não é verdade.

E sabe de uma coisa, vai dar merda, vai dar merda mesmo, hoje e sempre, como sempre deu. (Aliás, me desculpem o termo).

Mas apesar disso tudo, A VIDA É BOA PARA CACETE!

Um excelente domingo para vocês!

Riko Assumpção

 

————>>>>> Acesse aqui sua Planilha de Planejamento Financeiro e comece a planejar sua vida. Agora!