Clase de Budismo Moderno y Meditación: Eliminar el sufrimiento

  1. Estar ocupado é o contrário de ser produtivo. E se você é do tipo “não tenho tempo nem para almoçar, mal consigo dormir…”: se você não tem tempo é porque você não tem prioridade.
  2. Perguntas são mais importantes que respostas. O sucesso está ligado a fazer as perguntas corretas. Uma delas é “o que te impede de cumprir seus objetivos de 10 anos nos próximos 6 meses?”, por exemplo.
  3. Foque na relevância: quando você está procrastinando porque tem uma enorme lista de coisas a fazer, a pergunta a se fazer é: qual destas tarefas que, se realizada, fará todas as demais mais fáceis de serem cumpridas ou até mesmo desnecessarias?
  4. Comece pequeno, o mais importante é cumprir o plano. Torne suas rotinas o mais fácil possível. Se obrigue a fazer o mínimo que é capaz e mantenha o passo. Um bom plano cumprido é sempre melhor do que o plano perfeito no papel.
  5. Defina o que você quer: imagine qual seria o seu dia-a-dia ideal. Detalhe em cada passo. Reflita no que você precisa para ter esse dia a dia. Mais importante: pense no que você precisa se livrar para poder ter esse estilo de vida.
  6. Elimine compromissos improdutivos. O que você não faz é mais importante do que o que você está fazendo. Se seu tempo não for sua prioridade, ele estará a serviço das prioridades de outras pessoas.
  7. Priorize. Você tem que deixar algumas pequenas coisas ruins acontecer de modo a ter uma agenda própria, objetivos realmente seus. Grandes coisas exigem foco e disciplina.
  8. Agradeça. É de Oscar Wilde a frase “quando os deuses querem nos castigar, eles atendem as nossas preces”. Não precisa ser assim. Definir o que quer é o primeiro passo que possibilita o reconhecimento de suas conquistas futuras quando elas ocorrerem. Esta é a chave que te dará confiança em si próprio e nas possibilidades da vida. Acredite, a maior parte dos nossos objetivos são cumpridos. A dificuldade é reconhecer isso.
  9. Lute por mais, exija menos. O que você têm, te liberta. O que você acredita precisar ter, te aprisiona. Quem segue o Henriquecer conhece o conceito de “Cobertura” como medida de riqueza. Não é nada mais, nada menos do que uma medida de liberdade financeira. Um patrimônio maior te deixa mais rico, o desafio de manter um padrão de vida mais alto, te deixa mais pobre. Da relação entre ambos vem a riqueza. “Para nossa avareza o muito é pouco. Para a nossa natureza, o pouco é muito.”  Sêneca.

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR

APPLE PODCAST

GOOGLE PODCAST

SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com