Dois Brasis

Eh importante admitir que existem hoje dois Brasis bem diferentes entre si.

Existe o Brasil em que 56 mil pessoas perderam suas vidas por causa do Coronavirus, tratado como uma gripezinha, em que divulgação de informações eram vistas como  alarde e o combate, como histeria

e o Brasil que aprovou o marco do Saneamento que prevê agua potavel e esgoto a mais de 90% da população até 2033 – num pais onde quase metade da população ainda não tem acesso a isso em pleno 2020.

Existe o Brasil do ataque às Instituições Democraticas, ao Congresso, ao Judiciario, à imprensa livre, às minorias

e o Brasil que reforça importantes instituições burocraticas como o Banco Central, o BNDES e as estatais.

Existe um Brasil que insiste em adorar cada vez mais politicos populistas com discursos inflamados, que fala a lingua do povo (até xinga como a gente), que participa de manifestações populares e que concentra em si a visão do poder, do mito, do messias, enfraquecendo ministros ou qualquer outro que entre em seu caminho

e existe o Brasil que caminha rumo a privatização, à liberdade, e à redução do poder do Estado na sociedade.

Existe o Brasil que desdenha da ciência e insiste em empurrar goela abaixo sua propria visão do mundo. Onde quem pensa diferente é tratado como inimigo da nação. As vezes até traidor.

e o Brasil que segue e respeita as mais comprovadas politicas economicas ortodoxas.

Existe o Brasil que desesperado com uma possivel crise economica criada pelo confinamento, não se uniu na mensagem e no respeito ao que ja havia sido testado no resto do mundo. E que ao tentar evitar a crise acabou prologando-a, ao contrario da maior parte do mundo que jogou sério e duro no inicio, e que hoje volta a normalidade.

E existe o Brasil que joga sério na economia, e que ao ser duro e rigoroso nesse momento, pode vir a ser um modelo para as demais economias no mundo onde Governos se endividaram com o que podiam e não podiam, e poderão pagar um custo alto no futuro por isso.

O que um Brasil fez de bem, o outro fez de mal. Ha uma relação entre esses dois Brasis, isso é inegavel. Até que ponto um pode influenciar o outro positiva ou negativamente?, é a questão.

Aprendi que na vida a gente colhe o que planta. Os resultados as vezes demoram a chegar, mas so um pouquinho. Quando menos esperarmos, eles aparecem.

Como otimista que sou, acredito que o Bom Brasil ha de continuar. O ruim sera daqui a alguns anos apenas uma mancha temporaria (embora vergonhosa) no meio de uma historia gloriosa – afinal, quem não tem direito de errar?

A todos, um grande abraço

Riko Assumpção

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR

APPLE PODCAST

GOOGLE PODCAST

SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com