KFC Sold Out of Plant-Based Beyond Fried Chicken in Five Hours - Eater

Existem três coisas de que você precisa em sua vida para realizar suas metas: tempo, dinheiro e energia.
Eu tenho falado muito aqui sobre macacos, monstros e caixinhas e algumas pessoas dizem que o tempo é o bem mais valioso que você tem, porque é o mais escasso.

Para muitas pessoas, sim, é claro.

Mas eu pessoalmente acho que todos os 3 são igualmente valiosos. Pelo menos potencialmente. O que dará a cada um deles um valor mais elevado é exatamente a sua escassez em sua vida.

Pergunta para a uma criança pobre que vive com fome o que é mais valioso dos 3, mas não espere que ela responda que é o tempo.

Para você pode ser, para ela não é.


Tempo, energia e dinheiro estão ligados ao nosso instinto mais primitivo que é o de sobrevivência.

As pessoas tendem a pensar em dinheiro como um pedaço de papel, mas lembre-se, dinheiro não é sinônimo de dinheiro vivo. Ao menos não é a isso que eu me refiro aqui. Então quando eu falar de dinheiro, entenda como riqueza.
E Riqueza e criada através do que a gente em economia chama de produção. E cara, todos nós precisamos de uma certa porção de produção constante para sobreviver. Sem produção não ha consumo. Sem consumo, ao menos no nivel mais basico, não ha vida.

Lembre-se disso: se o peixe que está alimentando você não foi pescado por você, outra pessoa o fez por você.

Não existe almoço grátis.

E ninguém em todo o mundo poderia viver apenas no tempo livre, deitado em uma rede ou escrevendo poemas para seus entes queridos. A produção é uma necessidade – e portanto – o dinheiro é uma necessidade!

Cada dia que acordamos é um novo dia com novas necessidades: a comida que nos mantém vivos é a mais óbvia, mas aí você tem que se vestir para se proteger do frio (ou do calor), vai precisar de um lugar para dormir , você como ser humano precisa de interações sociais etc.

A produção é a priori tão importante quanto o tempo e a energia. A chave nesta equação é encontrar o equilíbrio perfeito entre eles. Quanto mais você tem de um, mais o outros terão valor.

Um desempregado tem todo o tempo livre do mundo e provavelmente tudo o que ele está procurando é uma ocupação que o capacite a atender pelo menos suas necessidades básicas.
Pessoas ocupadas farão o melhor para otimizar seu tempo.
A escassez definirá qual é mais valioso.

Agora, você já parou para pensar quanto vale o seu tempo? Se não, faz isso agora.
Eu sei … todos nós desejamos que os dias sejam mais longos e a que a gente tivesse mais tempo livre. A gente sente que trabalha muito e não tem muito tempo pra gente.
Agora, pense nisso de outra maneira. Imagine que isso seja uma hipotese real: Se você tivesse a opção de trabalhar menos horas por dia e receber proporcionalmente menos por isso, você faria? Tipo, 20% menos dias de trabalho num mês e 20% menos salario. Eh uma decisão definitiva, que você não pode voltar atras depois caso esteja precisando de dinheiro.

Recebendo 20% a menos do que você recebe hoje, você conseguiria manter sua vida financeira equilibrada e num padrão que te traria satisfação de verdade?

Muito dessa resposta esta ligada a duas realidades distintas: se você é minimalista ou um investidor, você tem uma propensão maior a escolher o tempo. Se é um consumista e/ou esta endividado, você naturalmente não vai ter muita escolha ali.

Como é o nível de escassez que dá valor a qualquer tipo de ativo, as pessoas endividadas não podem dizer que estariam dispostas a comprar tempo livre porque o dinheiro é curto para elas.

Como você pode ganhar tempo livre se não tem dinheiro?

Pense nisso por um minuto. Consumir excessivamente não significa “você não se preocupa muito com dinheiro”. Na verdade o que isso diz é: “você não se importa muito com seu tempo”.
E é por isso que no fundo quando a gente discute produtividade, naturalmente esses 3 elementos aparecem juntos. Por isso discutir finanças – ou a busca pela forma mais eficiente de usar a riqueza para gerar o maior nivel de bem estar possivel – é discutir tbm produtividade, pq todos esses aspectos se misturam. Eles estão interligados de alguma maneira.

Falando sobre tempo aqui: mesmo que possa parecer meio subjetivo, medir o valor do seu tempo é muito importante.

Pense nisso por um momento e venha com seu número! Quanto vale uma hora do seu dia?

Existem maneiras diferentes de abordar essa pergunta. Uma delas é através de uma conta rapida ao dividir o seu salario anual pela quantidade de horas que vc trabalha no ano. Eu digo anual pq ai inclui 13o, férias, bonus, tudo que esta relacionado ou o lucro anual para quem é empresario.

Isso é o que eu chamo de um olhar presente em o quanto vale sua hora. Nada de errado com essa abordagem, e, digamos ela traz uma boa dose de realismo para nossa vida. Em alguns momentos isso pode ser extremamente importante.

Uma outra maneira, é de calcular baseado no quanto você realmente acredita valer sua hora ou qual seu objetivo em termos de valor. Olha se seu objetivo esse ano é ganhar sei la, vamos dizer ai, uns 200 mil reais liquidos num ano. E dai, se você considerar, so para ter um numero arredondado, umas 2.000 horas de trabalho por ano, que da algo entre 8 e 9 horas por dia considerando apenas os dias da semana, excluindo feriados, férias etc. Sua hora vai valer 100 reais. Cada minuto em torno de R$ 1.70. Esses valores são soh exemplos, mas a ideia é que você chegue ao seu numero. Esse método é meu favorito, mas ele se aplica melhor a quem tem objetivos claros, bem definidos, que esta olhando para frente com otimismo, e não tanto para quem esta enrolado no presente, cheio de divida e tal.

Mas uma vez definido o valor da sua hora, guarde-o na sua cabeça. Não esqueça. Anote num papel! O valor em horas e o em minutos, ambos vão ser importantes para você.

Use-o sempre que tiver uma tarefa desagradavel, sem valor agregado a realizar. Terceirizar muitas vezes vale a pena.

Enquanto eu escrevo essas palavras aqui, minha esposa e minha filha pegaram um Uber para ir ao treinamento “baby vôlei” da Vickie. Não ha nada de errado em pagar o motorista para fazer um trabalho que eu poderia fazer. Isso é terceirizar. Se estivesse levando elas, não poderia estar ao mesmo tempo aqui escrevendo esse texto. E se eu escrevo é porque eu vejo valor nisso tudo. Meu tempo vale alguma coisa. Para mim, é um valor significativo.

Porque um dia tem 24 horas, e é isso! E cada dia é unico. Eh como eu começo todos os episodios do meu Podcast: cada dia é unico nas nossas vidas. E eu não conheço nada mais democrático que o tempo. Todos nós temos a mesma quantidade de tempo em um dia, não importa se você é um aluno da 8ª série ou se você é Bill Gates.
E muita gente age como se fosse a pessoa mais ocupada do planeta.

Se esse for o seu caso, cara, lamento dizer, mas muito provavelmente você está usando seu tempo de uma maneira ruim.

Você tem que ser mais produtivo. Ao meu ver, a diferença entre as pessoas de sucesso e as demais é que as primeiras estão sempre em busca de formas de aproveitar o tempo de forma mais eficaz, seja na vida profissional, seja no tempo que passa com a família e amigos. Qualquer que seja a sua medida de sucesso.
E o valor do seu tempo é o valor que você dá a ele.
O MJ de Marco no livro “Millionaire Fastlane” escreveu sobre isso usando o exemplo de uma longa fila que ele viu uma vez provavelmente na frente de um KFC da vida que estava oferecendo um balde de frango grátis e eu acho que ilustra muito bem minha mensagem aqui.
“Por que a maioria das pessoas nunca ficará rica? Não procure mais do que um balde de frango de $ 6. Um grande restaurante de fast food ofereceu um balde de frango grátis para qualquer pessoa que tivesse um cupom de Internet. As pessoas se aglomeraram em restaurantes e esperaram por horas, tudo para ter grátis um balde de frango que vale $6.
Essas histórias são comuns, mas minha reação é a mesma: o que diabos há de errado com as pessoas? Vou lhe dizer o que há de errado com eles: essas pessoas valorizam seu tempo em zero. É grátis. Como o ar que que a gente respira, eles acreditam que seu tempo é abundante e infinito. Eles vivem como se fossem imortais. Eles estão certos de que o tempo, o combustível de suas vidas, nunca se esgota.
Eu me pergunto se essas pessoas tivessem três semanas de vida, estariam na fila desse balde de frango? E se eles tivessem três meses? Três anos? Em que limiar mortal a lógica e a razão fariam sentido para essas pessoas? E afirmar que esperar três horas por um balde de frango grátis não é um tempo bem gasto? A verdade do frango gorduroso: valorize mal o seu tempo e você será pobre. Quando o tempo é perdido como uma escolha de estilo de vida, você ficará preso em lugares que não deseja.
Dê uma olhada: como seus amigos, familiares e colegas valorizam seu tempo? Eles estão na fila para economizar quatro dólares? Eles estão dirigindo 40 minutos para economizar 10 dólares? Eles estão estacionados no sofá esperando ansiosamente para ver quem ganha o Dançando com as Estrelas?
O americano médio assiste a mais de 4 horas de TV por dia. Em uma vida de 65 anos, essa pessoa terá passado nove anos colada a TV. Nove anos!
Por quê?
Simples.
A vida é uma droga. A vida precisa de uma fuga. A vida não é boa. Sem planos, sem metas, sem prazos… Não ha objetivos, não ha vontade de viver, nada que os motive, que os faça ir além.
Mostre-me alguém que passa horas online jogando Clash of Clans ou Candy Crush e mostrarei alguém que provavelmente não tem muito sucesso. Quando a vida é uma droga, buscam-se fugas. Quanto mais você escapar de sua própria vida, mais será uma merda. ”
Longa vida ao Macaco da Gratificação Instantânea!
E eu digo que da para parar antes que tudo acabe!
Da para parar agora mesmo de perder tempo vivendo a vida de outras pessoas no Instagram por horas e horas, sem nem perceber… assistindo youtubers fazendo nada construtivo por horas … para depois dizer que não tem tempo? Ahh para cara…
Avalie o seu tempo corretamente e o use de forma eficaz.

Não faz sentido ficar numa fila de 10 minutos para economizar R$5, se esses 10 minutos te valem R$17.

É o que chamamos de Custo de Oportunidade do seu tempo. Sempre use para avaliar “estou fazendo um bom uso do meu tempo?”.

E isso vale para tudo! Meia hora de Instagram te custa R$ 50! Você estaria mesmo disposto a pagar R$50 para assistir outra pessoa viver?

Nada de errado com o uso saudável das redes sociais, mas passar toda a sua vida desperdiçando seu tempo e sua energia discutindo política sem a menor intenção de mudar de ideia? Qual é o ponto?

Esteja atento ao valor do tempo para tomar boas decisões. Em casa, com seus filhos, se tiver, companheiro, a familia em geral.
Seja mais produtivo no seu trabalho, não perca tempo, controle o uso das redes sociais, da TV nas suas horas vagas… ao menos em tudo aquilo que não te transforma em algo melhor, que não seja um passo na direção de onde você quer estar amanhã.

O que faz é importante. O que você deixa de fazer mais ainda.

A todos um grande abraço,

Riko Assumpção

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com