Com Michigan e Wisconsin, Biden fica próximo da vitória - 04/11/2020 -  Mundo - Folha

Economia no Mundo

  • Biden vence as eleições norte-americanas: entre os principais desafios econômicos está a reativação da economia pós crise do Covid e o crescente déficit do Governo
  • Covid definitivamente voltou com força na Europa e cada vez mais tbm nos EUA. Na Europa, é muito mais abrangente em termos de pessoas infectadas do que a primeira, mas a população e os governos estão mais bem estruturados e as medidas ja surtem efeito. Ainda assim, um golpe pesado na economia.
  • A boa nova foi o anuncio de que algumas vacinas têm alto nivel de eficácia, uma verdadeira luz no fim do tunel. Como resultado, bolsas no mundo subiram.

Economia no Brasil

  • A torcida brasileira nas eleições americanas foi no minimo bizarra, o que mostra o quão polarizada está a população. Nos EUA não é diferente, claro, mas lembre, a eleição foi la (mesmo que impacte todo o mundo).
  • As eleições brasileiras logo em seguida podem mostrar uma ligeira perda de força por parte da onda ultra-conservadora. Mas o extremismo se mantém, é a polarização dos dois lados:
    • No Brasil, se você não é radical é taxado de conivente com algum radical. Em SP, Covas, atacado pela extrema direita, agora é atacado pela extrema esquerda. Cada um afirma que ele é alinhado com o lado oposto.
    • FHC foi chamado de neo-liberal entreguista-privatista e conivente com os EUA pela esquerda mais radical. Para os bolsonaristas, ele é um comunista.
    • E, infelizmente, o baile dos horrores segue…
  • Desemprego de 13,4% ; Déficit primário (arrecadação – despesas) de R$ 860 bilhões ; Dívida de 100% do PIB ; Inflação anual de 3,1% (72% acima do previsto). Se o Brasil não reduzir sua dívida pública, com um amplo programa de privatizações, e não cortar seus gastos, com uma profunda Reforma Administrativa, qualquer boa perspectiva para a economia brasileira irá por água abaixo, devido a uma crise fiscal e fortes altas da inflação e dos impostos. 
  • Algumas “soluções” para os problemas preocupam: para o Boulos, o problema da previdência em SP se resolve fazendo mais concursos públicos. Uma aula sobre como funciona uma pirâmide financeira.
  • Em tempo… numa Democracia, a imprensa é livre para expressar sua opinião e o chefe do executivo é apenas mais um funcionario publico que deve governar para todos – os que votaram nele ou não. Mas no Brasil, as pessoas cobram imparcialidade da imprensa, mas são compreensiveis com destemperos de politico.

O que tenho feito

  • Citação que tenho refletido (ainda e de novo):

“algumas coisas nos atormentam mais do que deveriam; algumas nos atormentam antes do que deveriam; e algumas nos atormentam quando não deveriam nos atormentar. Temos o hábito de exagerar, imaginar e antecipar a tristeza… Existem mais coisas susceptíveis de nos assustar do que existem de nos derrotar; sofremos mais na imaginação do que na realidade.” (Sêneca, sempre Sêneca)

A todos um grande abraço e até mês que vem.

Riko Assumpção

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com