https://medias.pourlascience.fr/api/v1/images/view/5e3d9389d286c271007f9585/wide_1300/image.jpg

Uma retrospectiva do mundo

  • Impossível falar de 2020 e não falar de Coronavirus. A velocidade com que nossas vidas se transformaram neste ano parece roteiro de Hollywood. Agora já nos acostumamos de uma certa maneira, mas se voltassemos há um ano e contassemos tudo que iria se passar esse ano…
  • Os impactos não param com a vacina. Trabalho a distância, compras pela Internet, tanta coisa mudou… Economicamente, quando passado o furacão, será a hora de sentar e fazer as contas de quanto tudo isso custou. Quantas empresas vão fechar as portas, funcionários que estarão desempregados, Governos endividados, e o mais duro: quantas vidas perdidas…
  • Toda crise deixa às claras quem são os verdadeiros lideres e os separa dos que não passam de animadores de circo. Enquanto alguns chamaram a responsabilidade num momento difícil desses, mesmo com todas as incertezas e desafios, outros se esconderam, incentivaram teorias da conspiração, apontaram dedos, e ao invés de focarem na solução, buscaram culpados…
  • Este ano turbulento tbm foi marcado pelo #Blacklivesmatter e pela eleição de Joe Biden nos EUA.

No Brasil

  • O Covid desnudou toda a situação caotica que vive o Brasil. Como todos demais assuntos da atualidade, logo virou alvo de polarização política. Assuntos que deveriam ser tratados com humildade (já que há realmente muito que não sabíamos e nem sabemos ainda) se tornaram motivo de discussões acaloradas. E então, de repente virou saúde vs. economia, quando saúde e economia deveriam ser ambos interesses de todos. A eficácia da Cloroquina virou fetiche político! E o confinamento? E o porte de mascaras? Vacina obrigatória?… Pobre país – doente – que hoje arruma um jeito de resumir tudo em 2 palavras: direita ou esquerda.
  • Não houve nenhum avanço nas pautas ditas liberais. Certo, foi um ano atípico, então, veremos…
  • Neste ano, o Dolar disparou, o Bitcoin junto. Os juros despencaram A Bolsa fez um iô-iô – quando analisada apenas em reais e os imóveis não vingaram.

Que 2021 traga boas novas…

O que tenho feito

PS.: Para 2021, pretendo transformar “O que tenho feito” numa série dedicada e única mensal e não mais uma parte do Cenário do Mês. O que acham?

Vejo vocês ano que vem!

Grande abraço!

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR

APPLE PODCAST

GOOGLE PODCAST

SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com