Uma retrospectiva do mundo
- Impossível falar de 2020 e não falar de Coronavirus. A velocidade com que nossas vidas se transformaram neste ano parece roteiro de Hollywood. Agora já nos acostumamos de uma certa maneira, mas se voltassemos há um ano e contassemos tudo que iria se passar esse ano…
- Os impactos não param com a vacina. Trabalho a distância, compras pela Internet, tanta coisa mudou… Economicamente, quando passado o furacão, será a hora de sentar e fazer as contas de quanto tudo isso custou. Quantas empresas vão fechar as portas, funcionários que estarão desempregados, Governos endividados, e o mais duro: quantas vidas perdidas…
- Toda crise deixa às claras quem são os verdadeiros lideres e os separa dos que não passam de animadores de circo. Enquanto alguns chamaram a responsabilidade num momento difícil desses, mesmo com todas as incertezas e desafios, outros se esconderam, incentivaram teorias da conspiração, apontaram dedos, e ao invés de focarem na solução, buscaram culpados…
- Este ano turbulento tbm foi marcado pelo #Blacklivesmatter e pela eleição de Joe Biden nos EUA.
No Brasil
- O Covid desnudou toda a situação caotica que vive o Brasil. Como todos demais assuntos da atualidade, logo virou alvo de polarização política. Assuntos que deveriam ser tratados com humildade (já que há realmente muito que não sabíamos e nem sabemos ainda) se tornaram motivo de discussões acaloradas. E então, de repente virou saúde vs. economia, quando saúde e economia deveriam ser ambos interesses de todos. A eficácia da Cloroquina virou fetiche político! E o confinamento? E o porte de mascaras? Vacina obrigatória?… Pobre país – doente – que hoje arruma um jeito de resumir tudo em 2 palavras: direita ou esquerda.
- Não houve nenhum avanço nas pautas ditas liberais. Certo, foi um ano atípico, então, veremos…
- Neste ano, o Dolar disparou, o Bitcoin junto. Os juros despencaram A Bolsa fez um iô-iô – quando analisada apenas em reais e os imóveis não vingaram.
Que 2021 traga boas novas…
O que tenho feito
- O que li de interessante este mês: Goodbye, Things – The New Japanese Minimalism do Fumio Sasaki sobre Minimalismo
- O que andei assistindo (e adorei!): Império Romano , documentário no Netflix.
- O que fiz de novo: lancei junto com Virgile Robin, o livro Le Pouvoir de la Planification Financière um guia sobre Comportamento Ativo, Finanças Pessoais e Investimentos para o público francês.
- O que tenho ouvido (repetidamente): Once Upon A Dream – Lana Del Rey – agradeço à Vickie por esta.
- Citação do mês (que tenho buscado pôr em prática): “A natureza não se apressa, contudo tudo é realizado.” Lao Tsu
PS.: Para 2021, pretendo transformar “O que tenho feito” numa série dedicada e única mensal e não mais uma parte do Cenário do Mês. O que acham?
Vejo vocês ano que vem!
Grande abraço!
_____
Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção
Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/
Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/
Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/
Henriquecer.com