Ten steps to boost your energy this winter

Eu poderia chamar de foco ou vibração, esforço ou paixão, talvez atenção ou tudo junto, é isso que quero dizer com energia.

Vamos la, ainda que os dias fossem mais longos, que a gente tivesse todo o tempo do mundo, todo o dinheiro do mundo, ainda assim o nosso estoque de energia continuaria limitado. A gente se cansa, se esgota, a motivação não dura. A gente precisa se cuidar, reenergizar, parar, nutrir a motivação para criar, para viver de maneira plena!

Você deve buscar se manter sua energia no melhor e mais alto nível.

Todos nós passamos por altos e baixos em nossas vidas, mas alguns deles podem ser facilmente evitados.

Facilmente.

Vou compartilhar um exemplo pessoal.

Eu tinha acabado de mudar para outro emprego e estava gastando 3 horas do meu dia indo para o trabalho todos os dias. Ao mesmo tempo, minha mente estava explodindo com grandes ideias que eu queria implementar para o negócio e para minha vida pessoal.

Estava 100% no modo de construção! Meu foco era como eu poderia fazer as coisas funcionarem melhor e o que devo fazer para melhorar todas as áreas da minha vida. Tínhamos acabado de nos mudar para a região parisiense, cheia de coisas legais para ver e fazer, com uma menina de 2 anos e uma adolescente de 17 anos e trabalhando muitas horas sete dias por semana.

A Alice, minha esposa estava comigo, enfrentando exatamente os mesmos problemas. Mas, por 2 semanas, ela desperdiçou muita energia e tempo só porque não conseguia pagar sua conta de celular de 20 euros!

Por semanas, esse foi o maior problema de sua vida! Sinceramente, graças a Deus porque se o seu maior problema é não arranjar uma forma de pagar uma conta de 20 euros, isso significa que a sua vida está muito bem!

Mas, ainda assim, a questão é que seria ainda melhor se ela filtrasse e aproveitasse o bom momento que estava vivendo.

E não é a Alice porque na verdade, todos nós fazemos isso de vez em quando: desperdiçamos nossa boa energia dando muita atenção a coisas pequenas, sem importância, enquanto temos um tsunami de razões pelas quais nos sentirmos gratos.

Sua energia, quando usada corretamente, direcionada para algo construtivo é um acelerador de realizações.

Concentre-se em sua vida, nas coisas boas, nas oportunidades, na criação de valor.

Use a sua energia para definir o que você deseja alcançar em sua vida e o que deve fazer para chegar lá.

Não inveje as pessoas, não perca tempo criticando a vida e as escolhas de outras pessoas.

Em vez disso, aprenda com eles o que você puder. Falar mal de outras pessoas diminuirá sua energia, o deixará mais fraco e menos focado em seus objetivos.

Nas pessoas que você conhece, procure ver neles algo que fazem melhor que você. Inspire-se! Não inveje, não tenha despeito, não reduza as qualidades dos outros. Elogiar é excelente, é um passo para o aprendizado e para a evolução!

E acima de tudo não desperdice sua energia com coisas sem importância. Não é apenas o seu tempo, mas também sua energia.

Na próxima vez que você tiver um problema, dê um passo para trás por um tempo e pense “quão grande é esse problema?”.

A gente tem essa tendência natural de supervalorizar as pequenas coisas. Não dramatize!

Se você estivesse na beira da morte, elas ainda importariam?

Então, pare de agir se for o caso!

Relaxe e lembre-se disso: a maioria das coisas não faz a menor diferença. Ou é um problema que você tem ou uma tarefa que não tem nenhum sentido.

Muitas pessoas gastam uma grande quantidade de energia e tempo em coisas que realmente não valem a pena.

Uma coisa boa que aprendi com os franceses é que eles costumam pensar “as pessoas não vão morrer e o mundo não vai parar de girar se uma tarefa não for concluída a tempo”.

Ao aplicar essa maneira de pensar, surpreendentemente, você terminará a maioria das tarefas importantes que precisa ser realizada mais cedo e com mais facilidade.

O truque aqui é que os franceses que conheço se concentram mais na importância da tarefa do que em sua urgência. E muitas coisas urgentes que resolvemos não são tão importantes.

Mas porque temos prazos, tendemos a nos concentrar neles, em vez de nas importantes que não têm prazos.

Simplesmente reagimos ao Monstro do Pânico quando ele aparece. E adivinhe, seu motivo simplesmente não é o melhor.

Se priorizarmos a urgência sobre a importância, vamos nos concentrar em coisas praticamente inuteis com prazos e perderemos o essencial porque elas não vêm com uma “data de entrega”. Soh que tudo tem um prazo, lembre-se, a vida acaba.

Então não desperdice sua energia porque não pagou uma conta de 20 euros ou porque não entregou o relatorio em dia.

“Se ninguém for morrer por causa disso”, ninguém vai morrer por causa disso.

No final das contas, nós, seres humanos, funcionamos como personagens de videogames com uma quantidade limitada de energia.

Tem gente que diz que é bom mudar pequenas coisas para treinar o cérebro. Não sei se você ja ouviu isso. Tipo ir para o trabalho por um caminho diferente.

Soh que isso pode ser uma grande fonte de desperdício de energia.

Em seu grande livro O Poder do Habito, Charles Duhigg nos mostra como os hábitos têm impacto em nossos cérebros a tal ponto que, uma vez que uma atividade se torna um hábito, podemos realizá-la com um nível de esforço muito baixo.

E aih esta o ganho de produtividade. Porque quando você transforma uma atividade num habito, você passa a gastar muito menos energia nela.

Todo grande executor em todos os campos dedicou muito tempo praticando a atividade em que se destaca.

A repetição transforma a atividade em um hábito, diminuindo os níveis adicionais de energia para realizá-la.

E a maior parte das coisas que fazemos pode se transformar em hábitos, como fazer exercícios, ler, estudar, planejar sua vida financeira, investir, economizar, etc.

No início essas atividades vão exigir um alto nível de energia, mas se você continuar realizando por um tempo, eles se tornarão naturais para você e você poderá mover seu foco para outra coisa.

Portanto, se você tem energia suficiente para ser usada na mudança de suas rotinas de forma que sinta que seu cérebro está sendo usado, poupe-a e concentre-se na criação de atividades mais produtivas, com maior valor.

Assim, seu cérebro também vai ser treinado, mas você também verá resultados positivos dessa mudança para sempre.

Em suma, gaste o mínimo de energia possível em atividades que não o levarão a nenhum resultado relevante e maximize o seu foco naquelas que trarão resultados de mudança de vida.

Não recomendo tudo de uma vez soh, vai aos poucos, organize sua vida financeira, arrume o seu armario, faça exercicio fisico, se alimente melhor. Concentre sua energia ao eliminar tudo o que te desgasta!

Se alguém te cortar no trânsito, ao invés de xingar o cara, algo que drena completamente sua energia, tente imaginar que talvez ele tenha um motivo para isso. Se alguém não gostar de você, entenda que ninguém é obrigado a gostar de você, do que você faz etc. Blinde sua energia.

Quando nos estressamos com as muitas coisas que ainda temos que fazer; geralmente as supervalorizamos. Depois de realizadas tudo parece mais facil.

Tudo quando feito parece mais facil, tudo que esta a ser feito parece maior do que é. Quando se ver estressado com um desafio, repita isso a si proprio.

O estresse em si é um grande desperdício de energia que poderia ser usado de forma mais produtiva se apenas nos concentrássemos na produção e entrega.

Valorize seu tempo e sua energia!

Use-os sempre de forma construtiva.

Pratique como um exercício e lembre-se disso.

A todos, um grande abraço!

Riko Assumpção

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com