Résultat de recherche d'images pour "seguir em frente" 

Eu vi outro dia, faz um tempo até, um video de uma entrevista de um cara que largou um bom emprego para virar autônomo, empreendedor… o entrevistador perguntou para ele suas motivações e numa resposta de quase 2 minutos, o “aventureiro” falou sobre como ele não queria ter chefe, não queria ter que ir ao escritorio, não ter horario fixo… falou sobre o quanto ganhava vs. o quanto ele trazia de lucro para a empresa que ele trabalhava. Citou todos os motivos que o fizeram largar o emprego. Nenhum sobre empreender. Nada sobre seus planos para o futuro.

Outro casal queria se mudar do Brasil porque o pais não era bom o suficiente. Outro escolheu a profissão porque não queria passar sufoco ou mudou de curso na faculdade porque achava que não iria conseguir emprego quando se formasse.

E eu que falo sobre finanças pessoais me confronto com isso o tempo todo: muito gente fala sobre investir para atingir a Independência Financeira para enfim evitar o mundo em que eles vivem atualmente, tipo, se preocupar com as contas a pagar, ter que trabalhar, etc.

E é claro que todas essas ações são excelentes. Ter a coragem de ir la e montar uma empresa, mudar de pais, conquistar um bom emprego, atingir a independência financeira… Tudo isso é otimo – quem diria o contrario?

A questão é: o que te motiva? O que te faz seguir em frente?

E em todos os casos que eu citei acima são exemplos de pessoas cuja motivação é fugir. E existem duas formas de encarar a vida: ou você vive fugindo de algo ou caminhando em direção à algum lugar.

A maior parte dos empresarios de sucesso sonhavam com suas empresas, com o que eles queriam construir. Eles tinham uma visão clara do que queriam, onde queriam chegar, mesmo que nem sempre de “como” chegar la. Esta na biografia de cada um deles.

Não é sobre fugir, é sobre encarar.

Você pode querer mudar de pais porque quer viver novas experiências, mesmo que ame o Brasil. Pode decidir empreender mesmo que adore o seu trabalho atual. Querer atingir a independência financeira para poder viver novas experiências.

E todos nos acabamos querendo fugir de vez em quando normalmente quando nos encontramos em uma situação desconfortavel. Soh que fugir não resolve o problema. Simplesmente porque a maior parte das respostas se encontram em si proprio. 

Quem hoje culpa o trabalho, pode culpar amanhã sua propria empresa. Acha que uma profissão não é boa o suficiente, mas amanhã pode ser a nova profissão o problema. Quem so ve defeitos no seu pais, encontrar falhas no lugar em que vai se mudar… e essas decepções a gente vê o tempo todo quando se mora fora.

Socrates dizia “Por que você se admira que viajar o mundo não o ajuda, visto que você sempre se leva consigo? A razão que o colocou a vagar está sempre em seu calcanhar.” E Sêneca complementa “Você pergunta por que tal fuga não o ajuda? É porque você foge acompanhado de você mesmo. Você deve deixar de lado os fardos da mente. Até que você faça isso, nenhum lugar irá satisfazê-lo. Você precisa de uma mudança de alma, em vez de uma mudança de clima. Você perambula para cá e para lá, para livrar-se do fardo que pesa sobre você, mas este se torne mais problemático por causa de sua própria inquietação.

Uma vez o problema real – que vive dentro de você – seja removido, toda mudança de cena se tornará agradável; embora você possa ser levado às extremidades da terra, a qualquer canto de uma terra selvagem que você possa se encontrar, esse lugar, por mais difícil que seja, vai ser uma morada hospitaleira. A pessoa que você é importa mais do que o lugar para o qual você vai; por isso não devemos fazer da mente um fiador para um só lugar. Viva essa crença: “Não nasci para nenhum canto do universo, todo este mundo é meu lar”.”

Grande Sêneca.

Abraços

Riko Assumpção

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
 
 
APPLE PODCAST
 
 
GOOGLE PODCAST
 
 
SPOTIFY
 
 

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com