https://media.sudouest.fr/1816371/1000x500/39142712.jpg

Cenário no Mundo

  • O Covid continua sendo um problema no mundo, mas com estórias e tendências bem diferentes. Nos EUA, o investimento alto e a competência na vacinação têm rendido seus frutos, e a crise parece entrar no controle. Biden disse que 100% do foco do Governo está em aniquilar o vírus e que qualquer outro assunto está hoje em segundo plano.
  • Na Europa, a variante inglesa continua correndo solta e diversos países voltaram ao lockdown. Muitos chamam de 3a onda. O fim do inverno, a intensificação da vacinação e as restrições devem surtir efeito nas próximas semanas. Assim esperamos.
  • Uma trapalhada geral: o navio cargueiro Ever Given encalhado no Canal de Suez só atrapalha a situação econômica. Estima-se um prejuízo enorme dado que o transporte diário é avaliado em quase USD 10 bilhões…. isso mesmo 10 bilhões de dólares. Por dia. Ou seja, 12% do comércio global. 

Cenário no Brasil

  • Bolsonaro mudou de discurso em relação ao C-19. A primeira vista parece uma boa notícia, afinal de contas, quando a gente está errado, é bom mudar, certo? Bem, com ele não funciona bem assim.
  • Bolsonaro além de egoísta, tem sido mentiroso. Egoísta porque nada de bom pode existir que não venha dele e sua trupe. Ele simplesmente não aceita. Lembra mtas vezes o Governo PT, só que ainda muito piorado.
  • Mentiroso porque Bolsonaro não diz que mudou de opinião – ele tenta reescrever a história à sua forma. No melhor estilo “Ministério da Verdade” de 1984 de G. Orwell. 
  • No Brasil tudo é exagerado. As criticas à velocidade da vacinação são compreensiveis, mas exageradas. A defesa do Governo Federal na crise do Covid é mais que exagerada, é alucinada. O Brasil talvez não seja o pior do mundo em alguns índices, mas isso é apesar dos esforços do Governo Bolsonaro de fazer do Brasil o pior.  
  • Dá uma olhada na tabela abaixo. Estes são os países onde ocorreram menos mortes ligadas ao Covid per capita até então. Veja se nota algo de especial.
  • A maior parte destes países se encontra nas zonas tropical ou equatorial. Veja a 2a parte desta lista, o segundo grupo de países com menos mortes por habitante:
  • E se olharmos para o 3°, 4°, etc… grupos desses paises, a tendência se confirma. Já se olharmos o grupo dos piores países, todos estão fora dessas zonas, com climas mais temperados, onde o inverno é mais rigoroso. E mesmo um país grande como os EUA, a diferença entre a crise em NY e a Florida é flagrante.
  • Além disso, o Brasil é composto de uma população muito mais jovem do que a Europa; o vírus chegou ao país bastante tempo depois da Europa e EUA. Nos dá a sensação de que tudo poderia ter sido melhor do que tem sido e que boa parte dessa catástrofre poderia ter sido evitada se tivesse sido tratada de forma séria e organizada desde o início.
  • Hoje o Brasil se encontra no segundo grupo de países com maior numero de mortes de COVID per capita do mundo – com mais mortes do que lugares mto mais frios, que começaram a sofrer bem antes e com uma população idosa mais numerosa.
  • Bolsonaro diz que sempre foi a favor de uma vacina aprovada pela Anvisa. Mentira, não foi. Diz que o Governo Federal repassou verba para hospitais de campanha, mas no Twitter incentivava as pessoas a invadirem estes hospitais para filmar leitos vazios acusando toda a crise do Covid de ser uma manipulação da mídia. Disse que não morreríam nem perto de 800 pessoas. Morreram até hoje mais de 300 mil! Durante todo esse período, Bolsonaro propagandeou contra o uso de máscaras, incentivou aglomerações #aglomeraBrasil e acusou qualquer medida de restrição como ato ditatorial (logo ele que defende tanto a Ditadura Militar de 1964 – nesse ponto, “ditadura boa é ditadura nossa” assim como defende a extrema esquerda que ele diz combater).
  • O lockdown é uma medida dura, custosa, controversa e que vale debate. O mundo ainda vai ter que arcar com esse prejuízo. E é mais difícil aplicar no Brasil do que no Mundo Desenvolvido, sem dúvidas. Mas aí um primeiro ponto: 1) Tá na hora da gente refletir no nosso lugar nesse mundo, há algo de mto errado quando países como India e Marrocos conseguem fazer algo que nós não; 2) Além disso, nem todos os ataques de Bolsonaro foram ao custo econômico que tem um lockdown. Ele acusa o lockdown de ser ineficaz, ou pior, de até aumentar o contágio (Já para Osmar Terra, o problema são os passarinhos que não respeitam o lockdown). 
  • O Brasil é o país na contramão do mundo. Nem tudo é ruim, eu sei. Mas mta coisa parece assustadora olhando de fora. Parece cenas de filme de ficção.
  • Em 2012, quando a Dilma começou com as trapalhadas na economia, a gente sabia que o resultado não seria bom e a economia do Brasil sofre até hoje com as decisões erradas que foram tomadas em seu Governo.
  • Quando a Crise do Covid começou e o Brasil ainda mal sentia qualquer impacto real (Bolsonaro chegou a dizer que brasileiro tinha que ser estudado pq não pegava nada), dava para ver que o país se dirigia ao caos.
  • As escolhas que fazemos hoje, se refletem no futuro que estamos criando para nós mesmos.

Na torcida por um futuro melhor!

A todos, um grande abraço!

Riko Assumpcao

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com