Campus de l'EHL (Singapour) | EHL

Em 1992 eu tinha 8 anos e pela 1ª vez eu mudava de país com meus pais para a Florida. Na época, antes da abertura comercial no Brasil, os EUA pareciam outro mundo. Coisas q tinham lá q nunca tinha visto. Era uma viagem ao futuro

5 anos mais tarde, com 13, voltei a morar na Florida. Fiz minha 8a série lá. Foi duro mudar no auge da adolescência, deixar os amigos, as meninas, o Rio… Em 97, eu tinha q mandar cartas para os amigos no Brasil. Comprava O Globo de Domingo às 2ª p/ ver notícias do Flamengo e como ia a economia no Brasil…

Em 2002, por vontade própria fiz um intercâmbio para Auckland, na Nova Zelândia para morar em casa de família e estudar inglês. Estava me preparando o CAE de Cambridge.

Em 2003/04, nas férias de verão, passei 3 meses em Vermont, EUA morando e trabalhando numa estação de ski. Fui técnico de ski e snow, guardador de mala e ajudante de garçom. Fiz grana. Ralei mto! Tipo, mto! E me apaixonei para sempre pela neve e o inverno em montanha.

Em 2004 passei 2 meses viajando pelo Europa de mochilão. Mapa e guia de viagem na mão. Nada de 3G,4G, etc. Desse tempo, passei 20 dias em Paris, e mesmo depois de tão pouco tempo foi duro sair…

Em 2004/05 voltei a trabalhar nas férias de verão numa estação de ski, dessa vez no Colorado, EUA. Garçom de pizzaria e de café da manhã de hotel, caixa de mercado e técnico de ski. Morei em Avon e trabalhei em Beaver Creek perto de Vail. + 4 meses…

Entre 2005 e 2009 meus pais moraram em Portugal, onde passava td ano minhas férias e virou minha 2ª casa. Entre Santarém e Vila Nova de Gaia. Boas Memórias!

Em 2016, aos 32, já dessa vez com minha própria família me mudei para Bordeaux na França e acho q nunca fui tão feliz num lugar, me encaixei mto bem! Lá nasceu a pequena Victoria, me formei no MBA e fiz mts amigos e boas memórias. Altas praias, montanhas, florestas no entorno… cidade top!

Em 2017, comecei a trabalhar na área financeira da Quiksilver na região de Biarritz, sudoesta da França. O auge q pude imaginar de qualidade de vida. Lá vc respira surfe, altas praias… 5 minutos casa-trabalho, 35h de trabalho por semana! Um sonho. Voltava aos FDS p Bordeaux

No final de 2018 nos mudamos para a Região de Paris. Foi duro no início. Metrópole q não tem nada a ver com a qualidade de vida e nem a natureza de Bordeaux. Mas o Covid ano passado mudou minha vida. Do “metro boulot dodo” no metrô lotado parisiense a uma qualidade de vida de “cidade do interior”! Numa cidadezinha q se chama Antony, cheia de parques, subúrbio residencial, gostoso… E a 20 minutos de Paris, a metropole mais linda e com oferta incomparável de restaurantes, teatros, cinemas, museus, lojas, eventos… Oq quiser.

A gente não percebeu o quanto o charme, a boa qualidade de vida, os valores, a comida, os costumes, em o quanto a França tinha nos conquistado. Tá sendo duro… Mas hora de dar um “até logo”. Até logo à França, aos amigos, a esse clima exceptional, a tantas coisas boas… Essa semana parto para uma nova vida em Singapura (com “S” mesmo segundo a nova norma).

E entre Brasil, EUA, Nova Zelândia, França e Singapura… já foram America do Sul, do Norte, Oceania, Europa e agora Ásia. Essas mudanças trazem um momento de retrospectivas e reflexão…

Adoro viajar, mas ao meu ver resta meio superficial. Quem viaja vê mta coisa, mas arrisca de voltar com mais preconceitos e falsas impressões do que quando foi. Se alguém for grosso, vc diz “lá eles são grossos” ou “la td é arrumadinho sempre” ou “uma zona, uma sujeira…” tudo depende mais das experiências que você viveu naquele curto espaço de tempo do que a vida real do dia a dia. Viajar tem um proposito que é distrair a mente, quebrar a rotina.

Morar fora é diferente. Eh criar novas rotinas. Viajar, de alguma forma é fugir. Morar fora é um exercicio de se encontrar em novos lugares.

É mais difícil, mais duro, mas muito enriquecedor.

Até a proxima.

Riko Assumpção

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.comAnúncios