Posses

  1. Alguns bancos cobram R$ 20 por mês por uma conta, outros cobram 0. Se você estiver com um dos primeiros, tenha uma boa explicação para o que esses R$ 20 estão comprando.
  2. Coisas que você usa por uma fração significativa de sua vida (cama: 1/3, cadeira de escritório: 1/4) vale a pena investir.
  3. Se o seu trabalho for feito em um computador, compre um segundo monitor. Menos tempo navegando entre as janelas significa mais tempo para pensar.
  4. Ao comprar coisas, tempo e dinheiro trocam entre si. Se você estiver com pouco dinheiro, reserve mais tempo para encontrar ofertas. Se você estiver com pouco tempo, pare de procurar ótimas ofertas e compre coisas rapidamente online.
  5. Tenha apenas o que te for realmente útil e necessário. As coisas ocupam espaço importante na sua casa e na sua mente. Livre-se do que puder.

Cozinhando

6. Minutos de maceração: Verde aos 3, preto aos 4, ervas aos 5. Um bom chá é simples assim!

7. A comida, na verdade, pode ser barata, saudável, saborosa e relativamente rápida de preparar. Tudo o que é necessário são algumas horas por dia para preparar muitas refeições durante a semana.

8. Cozinhar polui o ar. Abrir as janelas por alguns minutos após o cozimento pode melhorar drasticamente a qualidade do ar.

9. Ao pesquisar uma receita no Google, coloque “melhor” antes dela. Você encontrará receitas melhores.

Produtividade

10. Você pode automatizar tarefas rotineiras do computador com Autohotkey (ou AppleScript). Se você continuar fazendo uma sequência “tão simples que um computador pode fazer”, faça com que o computador faça.

11. Aprenda os atalhos do teclado. Eles são fáceis de aprender e você realizará as tarefas de maneira mais rápida e fácil.

12. Feito é melhor do que perfeito.

13. Mantenha sua mesa e espaço de trabalho vazios. Trate cada objeto como uma imposição à sua atenção, porque é o que ele é. Um espaço de trabalho não é um lugar para armazenar coisas. É um lugar para realizar coisas.

14. Recompense-se depois de completar desafios, ainda que não perfeitamente realizados.

Corpo

15. A regra 20-5-20: a cada 20 minutos de trabalho em frente ao computador, olhe para um ponto a 5 metros de distância por 20 segundos. Isso irá reduzir o cansaço visual e é fácil de lembrar (ou coloque lembretes no seu celular).

16. O exercício (levantamento de peso) não só cria massa muscular, mas também melhora a estrutura do esqueleto.

17. O exercício é a intervenção de estilo de vida mais importante que você pode fazer. Mesmo o mínimo (15 minutos por semana) tem um grande impacto. Comece pequeno.

Sucesso

18. A história lembra aqueles que chegaram primeiro ao mercado. Levar sua criação ao mundo é mais importante do que deixá-la perfeita.

19. Você está em cima do muro sobre terminar um relacionamento ou deixar seu emprego? Você provavelmente deveria ir em frente e fazer o que sente. As pessoas, em média, ficam mais felizes quando se jogam no que querem.

20. A disciplina é superior à motivação. O primeiro pode ser treinado, o último é passageiro. Você não será capaz de realizar grandes feitos se depender apenas da motivação.

21. Você pode melhorar suas habilidades de comunicação com a prática de forma muito mais eficaz do que pode melhorar sua inteligência com a prática. Se você não é tão inteligente, mas pode comunicar ideias com clareza, você tem uma grande vantagem sobre todos que não conseguem se comunicar com clareza.

22. Você não mora em um videogame. Não há avisos pop-up se você estiver prestes a fazer algo idiota ou se estiver indo na direção errada por muito tempo. Você tem que criar seus próprios avisos.

23. Quando você ouvir pessoas de sucesso falando sobre seus métodos, lembre-se de que todas as pessoas que usaram os mesmos métodos e falharam não fizeram vídeos sobre isso.

24. O melhor conselho é pessoal e vem de alguém que o conhece bem. Aceite conselhos de amplo espectro como este conforme necessário, mas a melhor maneira de obter ajuda é pedir a amigos honestos que amam você.

25. Torne a realização das coisas o mais fácil possível. Encontre a maneira mais fácil de começar a se exercitar. Encontre a maneira mais fácil de começar a escrever. As pessoas tornam as coisas mais difíceis do que deveriam e ficam frustradas quando não conseguem ter sucesso.

26. Cultive uma reputação de ser confiável. Boas reputações são valiosas porque são raras (facilmente destruídas e difíceis de reconstruir). Você não precisa preparar o café mais incrível se seus clientes souberem que o café sempre estará quente.

27. Como você vive todos os dias é como você está vivendo sua vida.

Racionalidade

28. Perceber preconceitos nos outros é fácil, perceber preconceitos em você mesmo é mais difícil. No entanto, é esse o que mais importa. Então gaste mais tempo refletindo do que julgando na internet.

29. Explicar problemas é bom. Freqüentemente, no processo de descrição de um problema, uma solução se apresenta como num passe de mágica.

30. Mesmo as pessoas tolas estão certas sobre a maioria das coisas. Esforce-se para não deixar que as opiniões de pessoas tolas desacreditem automaticamente essas opiniões. Elas ainda assim podem fazer sentido – o que não necessariamente as torna gênios. Lembre-se: mesmo um relógio parado marca a hora certa 2 vezes ao dia.

31. Essa eu uso mto: você tem um plano. Um viajante do tempo de 2030 aparece e diz apenas que seu plano falhou. Qual parte do seu plano você acredita que o fez falhar? Conserte essa parte hoje!

32. Se algo o surpreender repetidas vezes, pare de se surpreender.

33. Sistemas e ferramentas comuns foram projetados para que todos possam manuseá-los. Portanto, não se preocupe se você é o único que não consegue! Você sempre pode descobrir como lavar roupas, assar bolos e dirigir em uma rodovia.

Auto

34. As deficiências não o tornam especial. Quanto mais você envelhece, mais sua incapacidade de cozinhar será uma bandeira vermelha para as pessoas.

35. Não há situação interpessoal que não possa ser melhorada sabendo mais sobre seus desejos, objetivos e estrutura. ‘Conhece a ti mesmo!’

36. Se você tem menos de 90 anos, tente algumas coisas.

​​37. Coisas que não são sua culpa ainda podem ser sua responsabilidade!

38. Definir-se pelo seu sofrimento é uma forma eficaz de continuar sofrendo para sempre (ex. cultivar traumas).

39. Mantenha sua identidade pequena. “Eu não sou o tipo de pessoa que faz coisas assim” não é uma explicação, é uma armadilha. Impede que os nerds malhem e os homens dancem.

40. Não confunda “fazer uma coisa porque gosto” com “fazer uma coisa porque quero ser visto como o tipo de pessoa que faz essas coisas”

41. Lembre-se de que você está morrendo. Todo dia. A cada segundo.

42. Os eventos podem nos prejudicar, não apenas a nossa percepção deles. É bom construir resiliência, mas às vezes não é sua culpa se algo realmente atinge você. Reconheça-se como humano.

43. Para começar a definir seus problemas, diga (em voz alta) “tudo na minha vida está completamente bem.” Observe quais objeções vão surgir.

44. A procrastinação vem naturalmente, então aplique-a apenas às coisas ruins. “Eu quero me machucar agora. Farei isso em uma hora.” “Eu quero fumar agora, então em meia hora eu irei fumar.” Então repita. Assim como nossos planos bons desmoronam enquanto os atrasamos, nossos planos ruins também podem.

45. Às vezes, questões insolúveis como “qual é o meu propósito?” e “por que eu deveria existir?” perdem sua força nas correções de estilo de vida. Em outras palavras, ver os amigos regularmente e dormir o suficiente pode ajudar muito a resolver o existencialismo.

Perigos

46. Há duas bandeiras vermelhas a evitar quase todas as pessoas perigosas: 1. Os que se sentem perpetuamente magoados; 2. Os que estão sempre zangados.

47. Algumas pessoas criam drama por hábito. Você pode evitar essas pessoas.

48. Aqueles que geram ansiedade em você e prometem que têm a solução são trapaceiros. Veja: políticos, marqueteiros, novos gurus da masculinidade, etc. Evite isso.

49. É barato para as pessoas falarem sobre seus valores, objetivos, regras e estilo de vida. Quando as ações dessas pessoas contradizem o que falam, preste atenção!

50. “Se eles fizerem isso com você, eles farão isso a você” e “aqueles que vivem pela espada morrem pela espada” significam a mesma coisa. A maldade que você desculpa em si mesmo, em seus amigos ou companheiros de equipe um dia voltará contra você, e você não terá uma desculpa.

Outras

51. Você evitará até mesmo de pensamentos que podem rebaixar seu status. Evite se bloquear apenas para que as pessoas continuem pensando que você é legal.

52. Estar em grupos é importante. Se você não quer entrar para um time de esportes, considere formar uma banda ruim.

53. É possível fazer com que as pessoas façam coisas que fazem você gostar mais delas, mas respeitá-las menos. Evite isso, no longo prazo, isso destrói relacionamentos.

54. Pense um pouco sobre por que você gosta do que gosta. Se você pode explicar o que você ama em Senhor dos Anéis, agora você pode se comunicar não apenas com os fãs de Senhor dos Anéis, mas também com pessoas que amam esses aspectos em outros livros.

55. Quando você pergunta às pessoas: “Qual é o seu livro / filme / banda favorito?” e eles tropeçam, pergunte a eles que livro / filme / banda eles estão gostando mais. Quase sempre terão um e poderão falar sobre isso.

56. Pessoas entediadas são chatas.

57. A norma de comer com a família sem assistir a alguma coisa resultará em conversas melhores. Se essa ideia o deixa com medo, considere a possibilidade de arranjar uma nova família.

58. Se você vai de ônibus para outras cidades, considere encontrar um serviço de transporte compartilhado na internet, como o Blablacar. É mais barato, rápido e leva a conversas interessantes.

Relacionamentos

59. Nos relacionamentos, procure alguém de quem você goste de estar por perto. Relacionamentos de longo prazo geralmente são gastos apenas relaxando.

60. Às vezes as coisas duram muito tempo porque são boas. Mas isso não significa que, porque algo durou muito tempo, é bom. Aplique isso a relacionamentos, carreiras e crenças, conforme apropriado.

61. Não reclame de seu parceiro para colegas de trabalho ou online. Os benefícios são insignificantes e o custo está destruindo um pouco da sua alma.

62. Após um rompimento, cesse todo contato assim que possível. O potencial para drama é infinito e o potencial para uma boa amizade é bem menor. Espere ao menos um ano antes de tentar ser amigo novamente.

63. Se você ainda não se descobriu sexualmente, lembre-se de que não há um prazo para isso. Se alguém está te fazendo sentir que existe, considere a possibilidade de que essa pessoa não seja seu amigo de verdade.

64. Se você tiver problemas para falar durante os encontros, tente dizer o que vier na sua cabeça. Na pior das hipóteses, você vai estragar alguns encontros (que não estavam indo bem de qualquer maneira). Na melhor das hipóteses você terá ótimas conversas e provavelmente muito engraçadas. O álcool pode ajudar.

65. Ao namorar, tirar a ênfase de suas peculiaridades fará com que 90% das pessoas pensem que você é legal. Enfatizar suas peculiaridades fará com que 10% das pessoas pensem que você é fascinante e divertido. Essas são as pessoas interessadas em namorar você. Mire nelas.

66. Relacionamentos precisam de novidades. É difícil ter novidades durante a Covid – mas você já planejou sua aventura pós-Covid?

67. As pessoas podem ser inadequadas para você sem que necessariamente sejam más. Ser pessoa é complicado e difícil.

Compaixão

68. Ligue para seus pais quando pensar neles, diga a seus amigos quando você os ama.

69. Elogie mais as pessoas. Muitas pessoas têm dificuldade em se considerar inteligentes, ou bonitas, ou gentis, a menos que alguém diga a si mesmo. Você pode ajudá-los.

70. Se alguém está sendo criticado em grupo, sua parte tribal vai querer se juntar à diversão de destruir esse alguém com justiça. Resista a isso, você só adicionará feiúra ao mundo. Ao evitar se juntar a críticas grupais, você se sentirá melhor. E mesmo os críticos, acredite, cultivarão um respeito maior por você. Se eles parecerem bravos com você, entenda, na verdade estão apenas bravos consigo mesmos por não serem como você.

71. Cultive compaixão por aqueles menos inteligentes que você. Muitas pessoas, não por culpa própria, não conseguem lidar com situações complexas. Seja gentil com eles porque o mundo por si já não é.

72. Cultive a paciência com pessoas difíceis. A comunicação é extremamente complicada e envolve transmitir o tom e as ideias complexas. Muitas pessoas mal conseguem fazer isso. Não os puna.

73. Não puna as pessoas por tentarem. Ao punir, você os ensina a desistir. Lembre-se: punir inclui lamentar que eles demoraram tanto, que agiram mal ou que outros o fizeram melhor.

74. Lembre-se de que muitas pessoas sofrem de forma invisível, e um dos piores sofrimentos é a vergonha. Nem todo mundo pode tornar sua dor legível.

75. Não puna as pessoas por admitirem que estão erradas, você torna mais difícil para elas melhorarem.

76. Em geral, você procurará desculpas para não ser gentil com as pessoas. Resista a isso.

Alegria

77. O humor e o bem-estar humanos são fortemente influenciados por coisas simples: exercícios, boa noite de sono, luz, estar na natureza. É barato!

78. Você tem uma influência política cada vez menor e cada pensamento que dedica à política provavelmente dará em nada. Em vez disso, considere construir coisas novas ou, pelo menos, dar um passeio.

79. O amor pelo trabalho depende menos no trabalho em si e mais de como você o enxerga. Pergunte-se como você está ajudando o mundo ao fazer o que faz. Isso realmente pode te ajudar. Você não deve estar só ali para ganhar dinheiro.

80. Se outras pessoas tendo uma situação pior do que você significa que você não pode ficar triste, então outras pessoas tendo uma situação melhor do que você significaria que você não pode ser feliz. Sinta grato pelo que tem, mas reconheça o seu direito de sentir o que você sente.

81. As pessoas não percebem o quanto odeiam o deslocamento. Uma bela casa longe do trabalho não vale a fração da sua vida que você está dedicando ao tédio e ao cansaço.

82. Um remédio para isso é tornar o tempo improdutivo em podutivo. Se morar longe do trabalho, no caminho leia livros!

83. Coisas ruins acontecem dramaticamente (uma pandemia). Coisas boas acontecem gradualmente (as mortes por malária diminuem anualmente) e não parecem “notícias”. Esforce-se para não esquecer as coisas boas que acontecem todos os dias.

A todos um grande abraço

Riko Assumpção

-> baseado em texto de Ideopunk

_____

Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção 

ANCHOR
APPLE PODCAST
GOOGLE PODCAST
SPOTIFY

Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/

Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/

Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/

Henriquecer.com