Desafio aceito do amigo Marcelo Corghi do blog Vida Rica.
Todo ano é verdade que posto minhas recomendações de 10 livros para o ano, mas desta vez a lista vai ser restrita aos que li ano passado. Sem mais delongas…
1. Cartas de um Estóico / Prezado Lucílio, – Seneca
Simplesmente o melhor de todos, o clássico do estoicismo. Um livro que todo mundo deveria ler, reler, e ler de novo. Escrito há 2 mil anos, mais que atual, diria uma visão avançada para o nosso tempo. Um exagero de sabedoria, de paz, de autocontrole. Visão de mundo, um verdadeiro life changer.
2. Can’t Hurt Me: Master Your Mind and Defy the Odds – David Goggins
Infelizmente até essa data, ainda não encontrei a versão em português desse livro. Então, por enquanto vai para aqueles que leem em inglês ou querem exercitar a língua porque o livro é bom! Nele, Goggins conta sua história de vida, sua infancia dificil até uma transformação de vida total quando adulto quando se tornou SEAL e ultramaratonista.
Ele fala de superação e motivação, e o mais interessante é como descreve a criação do que chama de “callous mind” ou uma mente forte. Sensacional.

3. A marca da vitória – Phil Knight
Uma biografia mixta entre a história do Phil Knight e da criação da Nike. Além da rápida e impressionante ascenção da empresa que é surpreendemente (ao menos para mim) jovem se comparada a sua maior rival, a alemã Adidas.
O livro é muito bem escrito e uma viagem no tempo. Biografias são uma forma de viver um pouco das experiências vividas por outras pessoas, em outro tempo, em outro lugar. E essa, é muito boa!
4. A Transformação Total do seu Dinheiro: Um Plano Eficaz Para Alcançar o Bem-estar Financeiro – Dave Ramsey
Até muito pouco tempo atrás, este livro não tinha uma versão em português. Essa última data de maio de 2021, o que é excelente porque esse livro é um grande clássico de Finanças Pessoais. Para quem se interessa pelo assunto como eu, ou para quem quer simplesmente aplicar seus conceitos, o livro é sensacional justamente porque ele é simples. Esqueça qualquer complexidade no assunto. Ramsey trabalhou para fazer um mapa de caminho simples a ser seguido por todos (baby steps). Nos EUA, ele é o papa das Finanças Pessoais.
5. A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se: Uma estratégia inusitada para uma vida melhor – Mark Manson
Talvez um dos mais polêmicos da lista. Confesso que tinha alguma má vontade com esse livro há anos, mas ele me surpreendeu. Muito bem escrito, ideias bem claras, divertido e com um fundo estoico. Por que se preocupar com o que não se pode controlar?
6. 12 Regras Para a Vida: Um Antídoto Para o Caos – Jordan B. Peterson
Quando penso em quando lia esse livro, penso no calmo e lindo Parc de Sceaux, no sul da região parisiense. Boas memórias e muito aprendizado com Jordan Peterson. As 12 regras são tudo menos mesmice. Bom senso ou ao menos um senso critico diferente que te faz refletir. Não é sobre concordar ou discordar, mas sobre ver as coisas de uma forma diferente.
7. Sapiens – Uma Breve História da Humanidade – Yuval Noah Harari
Você ja deve ter ouvido falar nesse livro porque virou uma febre. Muito mais que um resumo da história da humanidade, é uma interpretação diferente e curiosa da história do homem. Nele, o autor questiona tudo o que sabemos sobre a trajetória humana no planeta.
8. O Poder do Menos A Ilustre arte de se limitar ao essencial… nos negócios e na vida – Leo Babauta
Cara, eu não conhecia o Leo Babauta, não fazia ideia que seu blog, Zen Habits, tinha milhões de seguidores. O ouvi contando sua história no podcast do Tim Ferriss e resolvi comprar o livro. Acontece que se trata de um excelente livro sobre essencialismo, sobre foco no que importa e sobre a mudança de atitude na vida. O foco do livro é em identificar o essencial e eliminar o desnecessário, criar bons habitos e aumentar sua eficiência.
9. Inteligência social: A ciência revolucionária das relações humanas – Daniel Goleman
Na minha opinião, esse livro é essencial na formação humana e na compreensão de n[os mesmos e como os outros se comportam. O conteúdo é 11! Realmente, acho que deve-se ler. E Daniel Goleman é um autor best seller, renomado pelo Inteligencia Emocional. É um livro mto mas mto interessantante. Se comparado aos acima este tem uma pegada mais cientifica ou acadêmica.
10. O obstáculo é o caminho: A arte de transformar provações em triunfo – Ryan Holiday
Mais um livro que aborda de alguma maneira o estoicismo. Isso porque o Ryan Holiday é um dos maiores especialistas em estoicismo do nosso tempo. Mas o livro aborda de maneira prática o que seu título sugere: os obstáculos fazem parte da vida e do caminho. É da grande batalha que nasce o herói.
Esses foram 10 dos melhores livros que li em 2020. A lista completa dos que li se encontra neste link: Livros que li em 2020 caso se interesse. Qualquer um destes e na minha modesta opinião, você estará em boa companhia…
Nota: se você se interessou por alguns deles, ao comprá-los pelos links acima, uma pequena mas importante contribuição vai para a manutenção deste blog e 50% desta parte é doado ao Médicos Sem Fronteiras. Para você, não muda nada, o preço final permanece o mesmo 🙂
Até a próxima,
Riko Assumpção
_____
Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção
Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/
Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/
Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/
Henriquecer.com