Dilema global
- O mundo todo deve crescer a uma taxa razoavelmente alta este ano. As estimativas da OCDE são de 5.7% de crescimento do PIB global.
- Esse grafico so faz sentido quando comparado à queda em 2020. Dos paises mais atingidos no ano passado, Argentina, Reino Unido e Espanha virão naturalmente a maior recuperação.
- Europa e EUA se recuperam em 2021 e 2022. India e China serão as maiores responsaveis pelo crescimento global nos proximos anos. Brasil, Argentina e Africa do Sul continuam estagnados.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/K/c/nybWN2TKCFaw1hzETYZw/0303-pib-paises-grafico-1-.jpg)
- Apesar das perspectivas de crescimento, todos reconhecem os desafios dos tempos atuais. Um espirro pode causar uma crise global longa.
- Os países ricos estão imprimindo moeda adoidado. Ninguém fala mais nada porque muito já foi dito na última década e nada aconteceu de errado. Parece que encontraram a solução para todos os problemas econômicos.
- Um velho e conhecido problema voltou: a inflação!
- Evergrande soprou, soprou. O problema não parece ser grande o suficiente, mas e se for apenas o estopim para uma crise imobiliária na China?
- Também na China, o Governo declarou cripto como proibidas. Ao meu ver, ja era até esperado. E se uma bolha de cripto estourar?
- Sinto que estamos num novo mundo cheio de novas oportunidades e incertezas.
O Brasil e a inflação
- O Brasil parece sapo em água morna. Para quem está dentro, as mudanças acontecem de forma tão lenta que mal percebem o que está ocorrendo.
- A crise já dura anos. O problema fiscal segue sem solução. O Governo propõe aumentar impostos e reduzir gastos, mas às vésperas da eleição querem comprar apoio através de Bolsa Familia (Bolsa Brasil ou seja la o que for).
- Para as famílias, a pergunta mais pertinente é como se proteger da inflação?
- No consumo, troque produtos cujo o preço tem aumentado mais por outros. Normalmente a gente tende a agir no automático e compra sempre a mesma coisa. Hora de rever.
- No investimento, inflação é sempre um desafio. O mercado vai buscar ações com poder de repasse de preços e pouco impacto em custos. Para o investidor PF, títulos indexados para o longo prazo, imóveis, ações em geral e moedas estrangeiras podem ser as soluções mais simples.
A todos, um grande abraço!
Riko Assumpcao
_____
Henriquecer: Podcast do Riko Assumpção




Conheça meus livros: https://henriquecer.com/livros-do-riko-assumpcao/
Saiba mais sobre mim: https://henriquecer.com/about/
Acesse a Planilha de Planejamento Financeiro aqui: https://henriquecer.com/planilha-financeira-no-excel/
Henriquecer.com